OAB Paraná Total chega a São João do Ivaí

Após a audiência com advogados de Marilândia do Sul, o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, e o diretor tesoureiro Henrique Gaede se reuniram na tarde desta quarta-feira (9) com profissionais de São João do Ivaí. A advocacia avaliou positivamente os serviços do fórum e do juizado espacial da comarca, pontuando que as instalações são novas e que o andamento das demandas é satisfatório.

Os profissionais também aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre a advocacia dativa, especialmente a questão da atuação em mais de uma comarca. Sobre este tema, os participantes reclamaram que alguns colegas nomeados para atuar na comarca não comparecem para os atendimentos. Telles afirmou que a pauta será levada para o próximo encontro do Colégio de Presidentes de Subseção, marcado para novembro, na cidade de Guarapuava.

Ainda segundo os advogados de São João do Ivaí, o rodízio da advocacia dativa é respeitado. “Este é um ponto positivo, e é algo que temos defendido muito. A advocacia se manifestou dizendo que há essa observância, com o detalhe de que algumas vezes são feitas nomeações de advogados de outras cidades que acabam não comparecendo para os atendimentos”, disse Telles.

“Existe também uma concordância com a necessidade de se fazer uma triagem nas nomeações para que não haja um desvirtuamento do convênio com a nomeação de advogados dativos para pessoas que podem pagar”, completou Telles.

A advocacia de São João do Ivaí também manifestou seu contentamento com a plataforma online da ESA, destacando a iniciativa e frisando que tem acompanhado os cursos à distância. Houve ainda um pedido de substituição dos equipamentos da sala da OAB. Telles adiantou que o espaço será modernizado nos próximos meses.

OAB Paraná Total

São João do Ivaí é a 25ª comarca a receber o programa OAB Paraná Total, que já passou pelas comarcas de Sarandi, Mandaguari, Cambé, Rolândia, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Formosa do Oeste, Corbélia, Colorado, Paranacity, Cidade Gaúcha, Terra Boa, Arapoti, Siqueira Campos, Manoel Ribas, Mamborê, Pérola, Xambrê, Guaraniaçu, Nova Aurora, Ubiratã, Porecatu, Bela Vista do Paraíso e Marilândia do Sul.

A meta da diretoria é percorrer as 161 comarcas do estado ao longo da gestão 2019/2021. As demandas levantadas nos primeiros encontros foram levadas ao presidente do TJ-PR, desembargador Adalberto Xisto Pereira. A partir das informações coletadas nas audiências, o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, elencou sugestões que visam ao aprimoramento da prestação jurisdicional, propondo ações estratégicas e pontuais (saiba mais aqui).

Na quinta-feira (10), o presidente Cássio Telles participa de uma audiência pública com advocacia de Palmital, a ser realizada na Câmara de Vereadores da cidade a partir das 8h30. Ainda na quinta, a caravana segue para Cantagalo, onde a audiência está marcada para as 11h30, na Câmara Municipal.

Na sexta-feira (11), Telles participará, com outros diretores da OAB Paraná, do Colégio Regional de Subseções a ser realizado na OAB Goioerê. Tomarão parte do encontro dirigentes de mais 18 subseções: Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Iporã, Ivaiporã, Loanda, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Medianeira, Nova Esperança, Palotina, Paranavaí, Toledo e Umuarama.