OAB participa de auditoria em urnas eletrônicas

A OAB Paraná, representada pelo presidente José Augusto Araújo de Noronha, acompanha desde o início da manhã, no TRE-PR, a auditoria de urnas que apresentaram falhas técnicas no primeiro turno das eleições gerais, em 7 de outubro. Os trabalhos foram abertos pelo presidente do TRE-PR, desembargador Luiz Taro Oyama, e pelo corregedor do tribunal, desembargador Gilberto Ferreira. Reforçando a informação dada na audiência de preparação da auditoria, ocorrida na quinta-feira (18/10), o corregedor lembrou que as falhas foram reportadas em apenas 0,01% das 500 mil urnas usadas no Brasil.

No Paraná, estão sendo auditadas seis das pouco mais de 26 mil urnas utilizadas. Quatro são da 1ª Zona Eleitoral, das seções 654, 655, 664 e 674. Estão ainda em análise uma urna da 9ª zona (seção 292) e uma da 178ª zona (seção 114).  O TRE-Paraná também audita duas urnas utilizadas em Santa Catarina. Uma delas é da 100° zona (seção 262) e outra da 84ª zona (seção 225).

“Essa verificação é fundamental para que as eleições brasileiras sigam com alto grau de confiabilidade,  resultado do trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral. Os que estão aqui hoje têm em comum o desejo de que as urnas expressem fielmente a vontade do eleitor. Esse é um princípio fundamental do nosso Estado Democrático de Direito”, afirmou Noronha. A OAB Paraná está representada ainda pela gerente de Tecnologia de Informação da seccional, Jaqueline Almeida, e por um especialista em TI, que acompanha os procedimentos técnicos.

Prazo

De acordo com o presidente do TRE-PR, a estimativa é de que a auditoria só termine no fim da tarde. “Se os trabalhos não estiverem concluídos até as 18h, daremos continuidade amanhã pela manhã”, explicou. Na audiência de quinta-feira, Oyama ressaltou que em 22 anos de utilização das urnas eletrônicas nunca houve confirmação de fraude. “Os ataques sem precedentes ao processo decorre da crise de confianças nas instituições”, disse.