OAB pede melhorias no atendimento telefônico das unidades perante o Observatório Covid do TRT-9

A OAB Paraná, representada pela secretária-geral adjunta, Christhyanne Bortolotto, participou na última sexta-feira (7) de uma reunião do Observatório Covid-19 do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, para análise da atual situação pandêmica e das condições de trabalho do TRT Paranaense. A OAB posicionou-se pela necessidade premente de retorno parcial das atividades presenciais nas Varas do Trabalho.

De acordo com a secretária-geral adjunta da Ordem, os meios de contato entre advogados e secretarias das varas não têm atingido o objetivo, seja porque os números de telefones disponibilizados têm tido problemas de conexão, seja porque o Balcão Virtual, recentemente lançado, ficou fora do ar desde quarta-feira (5), sem que tivesse havido informação no site sobre sua indisponibilidade. Após a representante da OAB ter solicitado a inclusão de um comunicado no site, no final da manhã o sistema voltou a funcionar.

Christhyanne Bortolotto sustentou a importância de que problemas de indisponibilidade dos canais de contato sejam reportados imediatamente, inclusive à OAB Paraná para divulgação aos advogados.
A representante da Ordem também solicitou que tanto o balcão virtual, quanto o telefone de acesso sejam mantidos em funcionamento durante todo o período de realização de audiências. Nas Varas em que há audiências pela manhã, o atendimento apenas no período das 11h às 17h não atende às necessidades de partes e advogados quando têm dificuldade de acesso às audiências telepresenciais.

A questão do retorno das atividades dos oficiais de Justiça também será analisada até a próxima semana, com a indicação de critérios de afastamento mais específicos, visto que as diretrizes do Ministério da Saúde são amplas e não conseguem determinar quem tem alto risco de vida com o retorno ao trabalho presencial. Para a próxima semana será estudada a adoção dos limites expressos na Secretaria de Saúde do Paraná, inclusive ante o início da vacinação das pessoas com comorbidades.