OAB-PR celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com a revitalização dos jardinetes Erailto Thile e Ervin Ofner

Na data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a OAB Paraná entregou as obras de revitalização dos jardinetes Erailto Thile e Ervin Ofner. Os espaços, localizados na Rua Cecília Meireles e na Rua Vitório Foggiato, respectivamente, foram adotados em 2017 pela seccional, em uma iniciativa da Comissão de Direito Ambiental.

O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, destacou o simbolismo do projeto, pontuando tratar-se de “uma integração da OAB com a comunidade”. “Isso faz com que a Ordem esteja 100% integrada ao seu entorno, mostrando que é possível, com bons projetos, boa vontade e recursos bem utilizados, conservar espaços públicos que são, em última análise, utilizados por todos nós”, disse.

“Este é um projeto que tende a ser uma case de sucesso e que deve ser copiado por outras instituições que têm esta possibilidade. É um momento não apenas de cobrar, mas também de fazer a nossa parte enquanto cidadão. E a OAB está cumprindo seu papel”, acrescentou Noronha.

Neste mesmo sentido, o presidente da Comissão de Direito Ambiental, Alaim Stefanello,  explicou que o objetivo é mostrar que cada cidadão pode fazer a sua parte para uma sociedade melhor. “Há um ano vínhamos cuidando da manutenção dos dois jardinetes e agora chegamos na fase da revitalização, quando entregamos algo a mais para a sociedade. Além de alguns brinquedos novos para o parquinho e um projeto paisagístico de plantas e novas árvores para o local, há também a escultura “O homem planta”, do artista Tony Reis. Ela simboliza justamente a contemplação da natureza,  o respeito que devemos ter com ela”, explicou.

O projeto foi desenvolvido pelos arquitetos Gilmar de Lima e Bettina Pansera, do Instituto Atmosfera 2. A primeira etapa foi realizada em dez dias e contemplou um trabalho de paisagismo com plantas nativas, a aquisição de novos brinquedos para a área do parquinho das crianças.

A próxima etapa da revitalização deverá durar um mês, segundo Bettina. De acordo com a arquiteta, os paralelepípedos serão substituídos por um piso drenante e acessível para cadeirantes, a instalação de um piso emborrachado na área do parquinho, a complementação do paisagismo com mais plantas, além da instalação de nova iluminação e de uma ponte, que interligará os jardinetes.

Um dos destaques do local é a escultura “O homem planta” produzida por Tony Reis. Segundo o artista plástico, a obra foi concebida especialmente para o projeto de revitalização proposto pela OAB. “O homem planta”, explicou Reis, é inspirado na lenda dos entes protetores das florestas e neste trabalho é trazido para o ambiente urbano.