OAB-PR e MP-PR arrecadam recursos para idosos em situação de vulnerabilidade

A OAB Paraná e o Ministério Público do Paraná (MP-PR) lançam no dia 1º de outubro, Dia do Idoso, a campanha Proteja os Idosos – Ajude a cuidar de quem sempre cuidou de você.  A iniciativa visa ajudar idosos em situação de vulnerabilidade cadastrados nos serviços de assistência social do município e acolhidos nas Instituições de Longa Permanência de Idosos. Cerca de 1,5 mil pessoas serão beneficiadas diretamente pela ação.

A campanha é realizada pela Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB Paraná e pelas Promotorias de Justiça de Defesa dos Idosos de Curitiba, em parceria com o Instituto Milton Luiz Pereira e a plataforma SeniorOnline.com.br. O objetivo é arrecadar pelo menos R$ 100 mil até 31 de outubro, que serão destinados à compra de equipamentos de proteção individual (EPIs), alimentos e produtos de higiene e limpeza. Os recursos também cobrirão custos gerados pelo afastamento de funcionários das casas de repouso com sintomas de Covid-19.

“Estamos diante de uma crise sanitária e os reflexos provocados pelo Covid-19 recaíram sobre as diversas esferas da sociedade, inclusive, e, principalmente, sobre as pessoas idosas. Com a função de defender a Constituição, os direitos humanos e a justiça social a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná será umas das facilitadoras desta campanha que tem por objetivo dar suporte às pessoas idosas que estão mais vulneráveis durante a pandemia da Covid-19. Está é uma função da OABPR, mas é também uma função de toda a sociedade, vez que chegou a nossa vez de fazer por quem sempre fez por nós” , esclarece a presidente da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB Paraná, Juliana Prost.

Doações

A arrecadação online terá início no dia 1º de outubro. Os interessados em contribuir podem depositar qualquer valor, a partir de R$ 10, na conta-poupança destinada especificamente para  a campanha. A conta está em nome do Instituto Milton Luiz Pereira: Banco do Brasil (001), agência 1.518-0, conta poupança 26923-9, CNPJ 20.542.952/0001-44.

Há também a opção de fazer doações de cestas básicas em dias, horários e locais que serão divulgados na página da campanha no Facebook (www.facebook.com/protejaosidosos). Além disso, podem ser entregues produtos voltados à saúde e à proteção dos idosos, como artigos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e leite, entre outros, entrando em contato com a coordenação da campanha no e-mail protejaosidosos@mppr.mp.br. As informações sobre valores arrecadados serão divulgadas diariamente na página da campanha no Facebook.

De acordo com levantamento do MP-PR, foram registrados 232 casos de contaminação por Covid-19 em idosos institucionalizados nas 126 casas de repouso da capital. Deste total, 184 dos infectados se recuperaram integralmente, nove ainda estão hospitalizados ou em isolamento, e 39 faleceram. Além dos idosos acolhidos pelas Instituições de Longa Permanência, o dinheiro arrecadado com a campanha será utilizado para auxiliar 750 idosos atendidos pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) de Curitiba. São pessoas que, por situações diversas, tais como abandono familiar e social, saúde debilitada, comprometimento cognitivo ou falta de recursos materiais de modo geral, necessitam de maior atenção dos responsáveis pelas políticas públicas e sociais do município.

Pessoa Idosa

Nesta quinta-feira (1º de outubro), um evento em comemoração ao mês da Pessoa Idosa marca o lançamento oficial da campanha Proteja os Idosos – Ajude a cuidar de quem sempre cuidou de você. O evento irá reunir representantes das instituições participantes da iniciativa, a partir das 17h. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site da OAB Paraná (clique aqui)

A campanha conta também com o apoio de várias entidades e empresas: Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra), Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR), Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Associação de Procuradores do Estado do Paraná (Apep), Associação dos Defensores Públicos do Paraná (Adepar), Associação Comercial do Paraná (ACP), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Clube Soroptimista Curitiba Glória, Universidade Positivo, Faculdade Estácio, Rede Independência de Comunicação, Clube da Alice e Frente Nacional de Fortalecimento às ILPIs.