OAB-PR inaugura fotografia de José Augusto Araújo de Noronha na Galeria de Presidentes

A fotografia do ex-presidente da Seccional, José Augusto Araújo de Noronha, passa a integrar a Galeria de Presidentes da OAB Paraná. A foto foi inaugurada na noite desta sexta-feira (17), em sessão solene que reuniu diretores, conselheiros, amigos e familiares do homenageado. O ato foi realizado em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Noronha à classe dos advogados.

O evento contou com as presenças do vice-presidente do Conselho Federal, Luiz Viana Queiroz, e do secretário-geral Adjunto, Ary Raghiant Neto, que enalteceram o compromisso do ex-presidente com as causas da Ordem. “É uma honra para a advocacia ter Noronha como tesoureiro do CFOAB. Sua capacidade, visão e disposição para se preocupar com a advocacia é algo ímpar”, disse Viana.

Airton Molina, Marilena Winter, Alexandre Quadros e Fabiano Baracat, que dividiram com Noronha a missão de gerir a OAB Paraná na última gestão, manifestaram o grande apreço e admiração pelo trabalho realizado pelo ex-presidente. “Não há palavra que dê conta de dizer do orgulho que foi fazer parte de sua gestão”, afirmou Marilena, destacando a liderança, a singularidade, a retórica e a sensibilidade do colega.

“Quero registrar o orgulho e a satisfação de poder acompanhar a trajetória de Noronha. A OAB, mais do que suas missões institucionais, cria esta comunidade de afetos”, afirmou a advogada medalha Vieira Netto, Edni de Andrade Arruda, que veio especialmente de Guarapuava para prestigiar o evento.

O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, pontuou que Noronha soube ao longo da sua gestão unir as duas grandes causas que nortearam o lema de sua gestão – Uma OAB para a advocacia e para a sociedade – em todas as suas ações, trabalhando diuturnamente pela advocacia. “Você soube unir todos os seus esforços em prol da advocacia, mas nunca descuidou do atendimento à sociedade brasileira, com suas lutas pela cidadania, pela defesa da Constituição e, acima de tudo, em defesa da moralidade pública”, disse.

“Tenho orgulho de ter sido eleito com 70% dos votos dos advogados do estado do Paraná, que realmente admiraram a sua gestão. A nossa vitória se deve ao excelente trabalho que você realizou. Portanto, é um orgulho enorme para todos nós descerrar esta foto nesta galeria, de uma pessoa do seu quilate, da sua envergadura, do exemplo que é para a advocacia do Brasil. Temos como paranaense orgulho grande porque você retomou a história da OAB do Paraná no Conselho Federal”, afirmou Telles.

O presidente da OAB Palmas, Eduardo Tobera, agradeceu em nome dos demais dirigentes de subseções o trabalho desempenhado por Noronha. “Ele foi a pessoa certa e necessária diante da crise sem precedentes que o país enfrenta”, disse.

Trajetória

Além de presidir a OAB Paraná na gestão 2016-2018, o diretor tesoureiro do Conselho Federal da OAB foi presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) durante dois mandatos (2010-2012 e 2013-2015) e soma mais de duas décadas de serviços prestados à Ordem dos Advogados.

Bastante emocionado, na presença dos pais Maria Cecília e Antonio Lopes de Noronha, e de suas filhas Beatriz e Gabriela, José Augusto Araújo de Noronha agradeceu a homenagem. Ele foi o trigésimo presidente da OAB Paraná.

“Quero fazer justiça à minha diretoria porque formamos um time absolutamente coeso. Tivemos divergências, mas sempre estivemos unidos no que fosse o melhor para a advocacia. Temos que debater, nos posicionar, mas uma vez decidido, a posição adotada foi da OAB. Isso nos fortaleceu. Fomos um time que efetivamente defendeu as prerrogativas dos advogados paranaenses”, afirmou Noronha.

“Tenho dito que é isso que precisamos: de pessoas que tenham coragem, pois hoje parece que algumas pessoas têm medo de se confrontar com uma autoridade, com aquele que viola as nossas prerrogativas e quer acabar com o papel do advogado. Agradeço a todos os presidentes que fizeram a história da OAB e sempre nos provocaram a entregar para a advocacia algo melhor. Esse é o sentido da nossa passagem pela OAB”, frisou.