OAB recebe visita de advogado italiano inscrito na seccional e na Ordem dos Advogados de Padova

O advogado italiano Alberto Ferrari visitou o presidente da Seccional, Cássio Telles, na última segunda-feira (1º). Ferrari, que é membro da Ordem dos Advogados de Padova, na Itália, e também é inscrito na OAB Paraná, anunciou a possibilidade de se estabelecer um acordo de cooperação entre as duas instituições.

“O novo conselho de Padova acaba de ser eleito, mas em breve entrará em contato com a ordem paranaense para formalizar a proposta de um convênio, visando intercâmbio, promoção de palestras e troca de experiências para a advocacia”, explicou. De acordo com Alberto Ferrari, o conselho de Padova já mantém esse tipo de convênio com várias ordens internacionais. Esse seria o primeiro no Brasil.

Ferrari é advogado empresarial e atua na área de assistência a empresas que têm interesse em investir no Brasil. Ele morou no Brasil e chegou a validar o seu diploma de bacharel por uma universidade italiana na Universidade Federal do Paraná. Ele também fez o Exame de Ordem no Paraná. “O direito civil e o processo civil dos dois países são muito similares”, disse.

Acompanharam a visita o diretor de Prerrogativas Alexandre Salomão e os advogado Roberto Bona Jr.  e  Danilo Guimarães Rodrigues Alves.

Como é o exame de ordem na Itália

O advogado explicou como é, na Itália, o processo de inscrição dos advogados em seu órgão de classe. Após obter o diploma, o bacharel em Direito tem que realizar 18 meses de estágio em escritório de advocacia e frequentar um determinado número de audiências em cada semestre. Uma vez concluído o estágio, ele se submete a uma prova, dividida em duas fases: escrita e oral.

A prova escrita está dividida em três etapas, em que o candidato deve apresentar um parecer na área de direito penal, depois um parecer na área de direito civil e por último elaborar uma peça em uma dessas três áreas – penal, civil ou administrativo. Depois de passar na prova escrita, o candidato tem que se submeter a uma prova oral que consiste na sua avaliação em cinco matérias obrigatórias e mais duas opcionais.

Ao passar no exame de ordem, o advogado na Itália só pode atuar em primeira e segunda instância. Nas cortes superiores, somente depois de 10 anos, e ainda assim após se submeter a uma prova. A banca é composta por três advogados, um professor universitário e um magistrado.