OAB Paraná e Athletico Paranaense discutem campanha para o combate à violência no futebol

A diretoria da OAB Paraná recebeu nesta terça-feira (2) o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Clube Athletico Paranaense, Aguinaldo Farias. As instituições estudam uma campanha de esclarecimento e combate à violência vinculada ao futebol. Serão convidados a participar da ação todos os clubes do Paraná, além da Federação Paranaense de Futebol, a Secretaria de Segurança Pública e as Polícias Civil e Militar.

“A Ordem vai procurar todas as entidades envolvidas na questão para fazer uma ação enfática de esclarecimento à sociedade, em especial as Prefeituras Municipais, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Paraná, para que possamos ter um planejamento estratégico e muitas ações educativas visando que as cenas lamentáveis que têm se repetido não se observem mais em nosso estado”, adiantou o diretor de Prerrogativas da Seccional, Alexandre Salomão. A reunião também contou com a presença do diretor tesoureiro Henrique Gaede, do assessor da presidência Ricardo Miner Navarro e do conselheiro do Clube Atlhético, Júlio Cézar Salomão.

Adversários, não inimigos

Aguinaldo Farias explicou que o Athletico Paranaense visa a aproximação das famílias dentro do estádio e que o fim da violência em dias de jogos é uma das prioridades do clube. “A atividade esportiva tem adversários, mas não inimigos”, disse. “Os estádios são seguros, o clube tem hoje condições de ofertar total segurança às famílias, entretanto nos caminhos que levam ao estádio temos essa violência e enfrentamento entre as torcidas. São vândalos que entendem que a violência é a melhor forma de manifestar o seu apoio ao futebol”, disse.

“Temos interesse em trabalhar com a sociedade civil, principalmente com uma instituição respeitada como a OAB, para que nós possamos, juntos, fazer um planejamento estratégico com o governo para acabar com a violência. A população não pode ficar refém do dia do futebol. O bairro tem que estar seguro. Temos alguns enfrentamentos em relação a isso, mas o clube entende que alguma coisa precisa ser feita”, afirmou Farias.