Obra sobre inclusão da pessoa com deficiência é lançada na OAB Paraná

A Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência lançou na última quinta-feira (13) a obra “Conscientizar para incluir: Sexualidade, Violência e Família da Pessoa com Deficiência”. Em sua 2ª edição, a publicação integra a coleção Comissões OAB Paraná e está disponível na Biblioteca Virtual da seccional.

“Estamos aqui a lançar mais uma obra que tem o grande objetivo de conscientizar as pessoas para esta que é uma causa da sociedade brasileira, a de lutar pela inclusão das Pessoas com Deficiência. Inclusão no respeito ao acesso às repartições, inclusão no acesso da advocacia aos processos e também  inclusão nas oportunidades de emprego. Que estas pessoas possam ser cidadãos e cidadãs que tenham as oportunidades de viver de maneira digna. Este livro vem com este espírito de conscientizar para incluir”, pontuou o presidente Cássio Telles, ao saudar os presentes. 

A vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, enalteceu o trabalho da comissão da Seccional e a importância da obra. “Acompanho o  trabalho da advogada Berenice Lessa e sou testemunha do seu trabalho e da diferença que faz nessa temática que é tão importante.  Esta é uma bibliografia necessária para a compreensão da temática dos direitos das pessoas com deficiência”, frisou Marilena.

O diretor tesoureiro do Conselho Federal da OAB, José Augusto Araújo de Noronha, sustentou que a pauta deve nortear as ações da OAB.  “Represento a OAB Nacional com muito orgulho da nossa seccional. Gostaria de cumprimentar, com todos os aplausos, a presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Todas as pessoas que lutam pelas causas da Pessoa com Deficiência merecem meu respeito e admiração. Esta deve ser uma pauta primordial da OAB, temos que ter na nossa política de atuação a inclusão da PcD”, frisou o diretor tesoureiro do Conselho Federal José Augusto Araújo de Noronha. 

De acordo com a presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Paraná, Berenice Reis Lessa, o livro inova na forma de conscientizar e fomentar o conhecimento sobre a deficiência e como as famílias enfrentam essa realidade. “A  exposição dos direitos, na prática, e a abertura de um espaço diferenciado para as pessoas com deficiência protagonizarem as suas vivências e histórias, irão surpreender os leitores  desta obra”, adianta. 

Além da versão digital, um número limitado de exemplares físicos será  distribuído gratuitamente aos órgão públicos,  instituições de PcD, bibliotecas de cursos de direito,  comissões de direito das pessoas com deficiência, diretoria e conselheiros da OAB.  A segunda edição da obra tem apresentação da vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter e  prefácio do presidente da seccional, Cássio Telles.

Confira a íntegra do evento e os relatos dos autores no Youtube da ESA.