Osmar Dias assume compromisso de ampliar instalações do Fórum Cível

O candidato ao governo do Paraná Osmar Dias se comprometeu, se for eleito, a destinar provisoriamente as instalações do Palácio das Araucárias ao Fórum Cível de Curitiba. O prédio, que é sede do governo estadual enquanto ocorre a reforma do Palácio Iguaçu, deve ser desocupado até o final do ano. Osmar Dias só condicionou o compromisso à aceitação da proposta por parte do atual governador, Orlando Pessuti, que não poderia destinar o espaço a outro órgão da administração antes de deixar o governo. “Se o Pesutti aceitar essa proposta e não ocupar o Palácio das Araucárias até dezembro, eu, ganhando as eleições, coloco o fórum para funcionar provisoriamente no Palácio das Araucárias”, afirmou.
O compromisso foi assumido durante um encontro com advogados, conselheiros e presidentes de comissões da OAB Paraná, na sede da Seccional, nesta segunda-feira (13), a partir de uma indagação do presidente José Lucio Glomb, que ressaltou as péssimas condições de atendimento no prédio que atualmente abriga o fórum. “Seria uma ocupação de forma temporária, já que o projeto do Centro Judiciário da Ahú ainda levará muitos anos para ser concluído. Queremos saber se Vossa Excelência  pode colaborar com o Judiciário Paranaense para resolver esse problema que os advogados testemunham diariamente”, questionou Glomb.
Outros temas que preocupam a advocacia paranaense também foram abordados pelo candidato. Osmar Dias  se comprometeu a estruturar a defensoria pública, como uma das medidas para ajudar a diminuir o problema da superlotação carcerária, e disse que contará com as orientações da OAB para desenvolver esse projeto.
O secretário-geral da OAB Paraná, Juliano José Breda, aproveitou a ocasião para pedir o empenho político de Osmar Dias em favor da nomeação do advogado paranaense Edson Vieira Abdala para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), primeiro de três listas tríplices elaboradas pelo Conselho Federal da OAB. Osmar Dias foi o primeiro dos candidatos ao governo do estado a atender ao convite da OAB Paraná para apresentar seu plano eleitoral a representantes da instituição.