Patrícia Aparecida Marceli Izidoro toma posse como presidente da OAB Ibaiti

A advogada Patrícia Aparecida Marceli Izidoro foi empossada presidente da OAB Ibaiti na última sexta-feira (20), em sessão solene conduzida pelo vice-presidente da seccional,  Fernando Deneka. Também tomaram posse o vice-presidente Evaldo Gonçalves Leite, a secretária-geral Karuana Francelli dos Santos Fadel, o secretário-geral adjunto Claudiney Alessandro Gonçalves e a tesoureira Daniele Souto Gonçalves Raimundo.

“Nossa Subseção, composta pelas cidades de Ibaiti, Figueira, Conselheiro Mairinck e Japira, foi criada em 30.09.1994 e desde então tivemos grandes advogados na Presidência: Dr. César, Dr. Miguel, Dr. Gilberto, Dr. Geiel, dr. Ercílio e dr. Hernani. Desde então, quase trinta anos se passaram. E, pela primeira vez, elege-se uma mulher para a Presidência. O momento é histórico. Ser eleita a primeira mulher presidente de nossa subseção, junto com a Dra. Marilena Indira Winter, primeira mulher eleita para assumir o cargo de presidente da nossa Seccional, me traz muito orgulho por todo o significado que a ocasião traduz”, destacou Patrícia Izidoro.

“Mas a inovadora representação feminina da advocacia nesta Presidência traz além de muito orgulho, inúmeros desafios. Minha esperança e todos os meus esforços são para uma Ordem cada vez mais voltada à valorização do advogado, à ética e à cidadania e em que o gênero seja apenas um detalhe. Dra Marilena a quem tanto admiro como dirigente de Ordem, aqui representada pelo nosso Vice-Presidente dr. Deneka, contem comigo na aproximação e cooperação entre Subseção e Seccional, temos, pois, objetivos em comum e não nos furtaremos de alcançá-los. Afinal, como bem citou a primeira mulher brasileira advogada Dra. Myrthes Gomes de Campos, em 1899 ao realizar seu primeiro Juri… “… tudo nos faltará: talento, eloquência e até erudição, mas nunca o sentimento de justiça; por isso, é de se esperar que a intervenção da mulher seja benéfica e moralizadora, em vez de prejudicial como pensam portadores de antigos preconceitos”, afirmou. Confira a íntegra do discurso abaixo.

Fernando Deneka destacou alguns desafios da atuação profissional, como o de  atuar em consonância com o mundo moderno, missão que “vai além de lidar bem com ferramentas remotas e ter grande mobilidade para trabalhar de qualquer lugar”. “Passa por novos aprendizados, algo que só o estudo continuado, primeiro mandamento do decálogo de Eduardo Couture, pode nos proporcionar. E para isso existe a OAB Paraná. Apoiar a nossa classe no desafio de compreender bem o mundo novo para seguir atuando com excelência. Através dos cursos da ESA, dos espaços compartilhados disponíveis em nossas sedes e do diálogo interinstitucional”, disse.

“Os cursos da ESA estão hoje disponíveis para interessados de todo o Brasil e mesmo do exterior. Com a plataforma on-line consolidada no último triênio a escola alcançou 120 mil alunos e rompeu em definitivo qualquer barreira geográfica. Os espaços compartilhados, bem como os inúmeros serviços oferecidos pela Caixa de Assistências da OAB Paraná, têm sido uma prioridade para a OAB Paraná. Aqui em Ibaiti a sede da subseção inaugurada em 2019 para atender a advocacia daqui e de Figueira, Japira e Conselheiro Mayrinck é prova disso”, destacou.

Discurso - Presidente Patrícia Aparecida Marceli Izidoro


Bom dia, a todas e todos! Sejam todos bem-vindos e bem-vindas à nossa casa... à Casa da Advocacia! Cumprimento a Excelentíssimo Drª FERNANDO ESTEVÃO DENEKA, Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná na pessoa de quem cumprimento toda a classe dos advogados e advogadas aqui presentes, Presidentes e ex-Presidentes de Subseções que nos prestigiam com suas presença nesta Solenidade.
Cumprimento ainda o Excelentíssimo Dr GEIEL HEIDGGER FERREIRA, Presidente desta casa no último triênio.
Meus cumprimentos ao Excelentíssimo Prefeito Municipal de Ibaiti, Dr. ANTONELY DE CÁSSIA ALVES DE CARVALHO, meu amigo de longa data, na pessoa de quem cumprimento todos os Prefeitos, representantes, Vereadores e demais autoridades do Executivo, Legislativo, da sociedade civil e cidadãos que aqui estão.
Cumprimento a Excelentíssima Juíza de Direito desta Comarca Dra NARA MERANCA BUENO PEREIRA PINTO, na pessoa de quem também cumprimento os demais Magistrados e todos os Servidores do Poder Judiciário que aqui nos honram com suas presenças.
Excelentíssima DRª RÁISA CRUZ BRAGA, digna representante do Ministério Público da nossa Comarca;

Como uma caixista de coração, externo meus cordiais cumprimentos à Excelentíssima Dra EDMEIRE AOKI SUGETA - Diretora da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná.
Cumprimento também - e com muita gratidão – à todos os familiares e amigos meus e de minha Diretoria, que participam deste momento tão importante para nós. Nossa Subseção, composta pelas cidades de Ibaiti, Figueira, Conselheiro Mairinck e Japira, foi criada em 30.09.1994 e desde então tivemos grandes advogados na Presidência: Dr. César, Dr. Miguel, Dr. Gilberto, Dr. Geiel, dr. Ercílio e dr. Hernani.

Desde então, quase trinta anos se passaram. E, pela primeira vez, elege-se uma mulher para a Presidência. O momento é histórico! Ser eleita a primeira mulher Presidente de nossa Subseção, junto com a Dra Marilena Indira Winter, primeira mulher eleita para assumir o cargo de Presidente da nossa Seccional, me traz muito orgulho por todo o significado que a ocasião traduz. Mas a inovadora representação feminina da advocacia nesta Presidência traz além de muito orgulho, inúmeros desafios. Minha esperança e todos os meus esforços são para uma Ordem cada vez mais voltada à valorização do advogado, à ética e à cidadania e em que o gênero seja apenas um detalhe. Dra Marilena a quem tanto admiro como dirigente de Ordem, aqui representada pelo nosso Vice-Presidente dr. Deneka, contem comigo na aproximação e cooperação entre Subseção e Seccional, temos, pois, objetivos em comum e não nos furtaremos de alcançá-los. Afinal, como bem citou a primeira mulher brasileira advogada Dra. Myrthes Gomes de Campos, em 1899 ao realizar seu primeiro Juri... “… tudo nos faltará: talento, eloquência e até erudição, mas nunca o sentimento de justiça; por isso, é de se esperar que a intervenção da mulher seja benéfica e moralizadora, em vez de prejudicial como pensam portadores de antigos preconceitos”. Quando exalto aqui a capacidade feminina não estou, de forma alguma, afirmando que somos “mais” que os homens nos cargos de dirigente de Ordem.
Apenas enfatizo que não somos “menos”. Desejo, sinceramente, que a posição de liderança feminina em nossa Subseção seja uma rotina. Sou a primeira mulher, mas espero não ser a última.
Aos 15 anos despertou em mim o sonho de ser advogada. Sim, sempre sonhei com a advocacia. O caminho foi árduo e os desafios em conciliar matrimônio, maternidade, faculdade e trabalho me acompanharam. Formei-me em História pela Fafija (atual UENP) e logo após, iniciei o curso de Direito e, aqui peço licença para agradecer ao meu então professor de Direito Constitucional dr. Renato Bernardi que por questões pessoais e perfeitamente compreensíveis não pode estar presente. Dr Renato, sensibilizado com meus esforços e tendo trancado matrícula já no primeiro ano em razão da minha dificuldade financeira, intercedeu junto à Faculdade e fui a primeira aluna da então Faculdades Integras de Ourinhos à ganhar bolsa de estudos reembolsável “batizada” de Bolsa Talento. Na época, emocionada, procurei o professor para agradecê-lo por tão nobre gesto e recebi a seguinte resposta: “Não há o que me agradecer. Seus esforços provam que tem talento e irá longe. Será um orgulho para a Faculdade, lá na frente, constar em sua formação”. Apesar da justificada ausência do Professor Dr Renato Bernardi, fica aqui o registro da minha gratidão e por ter sido essencial na minha trajetória profissional. Hoje, neste momento profissional tão especial para mim registro o que o professor lá atrás pontuou: com muito orgulho, sou formada em Direito pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (hoje UNIFIO). Graças à ser contemplada com a primeira bolsa de estudos das FIO, sou hoje advogada e a primeira mulher Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Ibaiti.

No Sistema OAB, iniciei minha trajetória em 2013, como Delegada da Caixa de Assistência dos Advogados. À época o Presidente da CAA era o dr. Noronha e, no triênio seguinte, quando novamente fui Delegada, Noronha estava na Presidência da Seccional com o Dr Molina de Vice. Sim, não poderia ter aprendizado melhor. Aprendi muito com o gigante Noronha e com o comprometido dr Molina. Deles extraí o amor pelo trabalho voluntário pela classe e a forma de atuar, sempre, dando o máximo de si. No triênio passado fui membro da Comissão de Direito Bancário da Seccional e aprendi muito com o trabalho em equipe.

Em todo esse período, cresci muito como profissional e como integrante de Ordem. E ganhei mais ainda: ganhei amigos e amigas que levarei comigo para a vida toda. São muitos amigos, graças à Deus e, à todos e todas registro aqui todo meu carinho e isso faço na pessoa das amigas aqui presentes: DRA. CLAUDIANA, Presidente da OAB Subseção de Araucária, hoje também minha afilhada; dra. FERNANDA, Presidente da OAB Subseção de Iporã e dra. FABÍOLA Conselheira Estadual/Subseção da Lapa. Vieram de longe, cancelaram compromissos... tudo para estar comigo nesse momento tão especial. Vocês são demais! Meu abraço também às grandes amigas, dra. Valéria Delegada da CAA/Subseção de Paranavaí e dra. Dayane, Delegada da CAA/Subseção da Lapa que, por justos motivos, não estão aqui hoje e, cumprimentando-as cumprimento à todos os meus amigos que estão ausentes hoje, mas que se fizeram presentes das mais variadas e carinhosas formas.

Em nossa Subseção, não poderia deixar de registrar a admiração e o respeito pelo dr. GILBERTO GOMES DO AMARAL, ex Presidente de nossa Subseção e na pessoa da qual cumprimento todos os ex-Presidentes que contribuíram pela nossa advocacia local. Dr Gilberto criou a Associação dos Advogados de Ibaiti, antes mesmo da criação da nossa Subseção. Foi Presidente desta casa por três triênios e deixou um legado digno de muitos elogios:

atuação firme em prol das prerrogativas profissionais, forte diálogo com o Judiciário e demais autoridades e em sua busca constante de melhorias na condição de trabalho dos nossos profissionais alcançou para Ibaiti a representação presencial das Justiças Estadual, Eleitoral, Trabalhista e Federal. Foi o responsável pela construção da nossa primeira casa da advocacia. Hoje representa a inscrição mais antiga de nossa Subseção: OAB n. 3.914 (inscrição de 12/12/1968) - são 53 anos de atuação profissional. Por outro lado, temos o dr. Rogério Ribas, OAB n. 112.218 (inscrito em 05/04/2022), representando a mais recente inscrição de nossa Subseção, tendo recebido sua credencial há poucos dias e na sua pessoa dirijo o conselho à toda jovem advocacia, parte majoritária dos inscritos em nossa Subseção, citando o poeta Luís Vaz de Camões: “ Tomai conselho só d’experimentados, que viram largos anos, largos meses”. Não tenho dúvida de que comungar dos ensinamentos e memórias dos nossos causídicos mais experientes, nos ensinará sobre a advocacia mais do que os anos e anos de estudos na faculdade! Dr. Gilberto e Dr. Rogério representam a experiência de um lado e o ânimo juvenil de outro, partes extremas de um conjunto de 212 advogados inscritos na nossa Subseção. Peço ao dr. Gilberto e ao dr. Rogério que, por gentileza fiquem em pé para receberem uma salva de palmas! De uma ponta à outra dos inscritos, assumo aqui, novamente, o compromisso de atuar pensando nas peculiaridades de nossa advocacia: do mais antigo ao mais novo advogado, tenham todos a certeza: farei o meu melhor!

Meu especial agradecimento aos meus queridos amigos, diretores e diretoras que estão comigo nessa missão: nosso Vice-presidente dr Evaldo; nossa Secretária-geral, Dra Karuana, nosso Secretário-geral adjunto, dr. Claudiney e nossa Diretora-tesoureira, dra. Daniele assim como ao nosso Delegado da Caixa de Assistência dos Advogados, dr. Vagner. Trabalhar em equipe fica fácil quando o time é comprometido e unido. Vocês acreditaram no sonho de construirmos uma OAB cada vez mais voltada para a advocacia. Com força institucional e apartidária. Vocês acreditaram na gestão compartilhada e agora, juntos, temos a missão de bem cumprir nossos compromissos. Cada um com sua particularidade, quando se trata de dedicar-se à Ordem, o sentimento é uníssono: buscamos todos fazer nossas propostas tornarem-se realidade. Sem perder de vista a indelegável responsabilidade e inegociável autoridade, conclamamos à todos e todas para caminharmos juntos nessa construção de uma advocacia local cada vez mais forte e representativa, mais próxima da Seccional, compartilhando uma gestão profícua, voltada às demandas da nossa advocacia.

Em especial, igualmente, agradeço ao nosso Coordenador de Fiscalização Profissional, dr. Hernani; ao nosso Coordenador Geral da Escola Superior de Advocacia, dr. Evaldo; à nossa primeira mulher Membro do Tribunal de Ética e Disciplina, dra. Cassiana e aos nossos Presidentes de Comissões: dr Allyson da Comissão de Defesa das Prerrogativas e meu grande amigo; Dr. Felipe, da Comissão de Direito Previdenciário; Dr. Matheus, da Comissão da Advocacia Iniciante; dra. Jéssica, da Comissão das Mulheres Advogadas; Dr. Diogo, da Comissão de Direito do Consumidor, dra. Paula, da Comissão de Direito do Trabalho, dr. Arnaldo, da Comissão de Direito Criminal;

dr. André, da Comissão de Esportes e Eventos e dr. Felipe, da Comissão da Advocacia Dativa e à todos os integrantes das Comissões. A Diretoria, nada alcança sozinha. Obrigada por aceitaram o convite para trabalhar voluntariamente em prol da classe. Quem ganha é a advocacia!

Não poderia deixar de pontuar aqui, nossa gratidão à nossa Colaboradora Valdirene, que por anos atende aos advogados e advogadas que buscam nossa Subseção sempre de maneira muito competente e imparcial, tratando à todos com cordialidade e eficiência. Em nome de nossa Diretoria, muito obrigada por sua dedicação e compromisso com nossa classe.

Minha forma de atuação sempre foi pautada no diálogo. Nossa gestão assim seguirá. Conversando com a advocacia, ouvindo suas necessidades, elogios e claro, as críticas – construtivas, serão sempre bem-vindas. A proposta de nossa gestão é construir uma advocacia cada vez mais unida, atuando em conjunto em prol dos interesses do coletivo, estimulando o respeito e cooperação mútua. O diálogo constante também norteará nossa relação com os Poderes Judiciário, Legislativo, Executivo, buscando soluções pautadas no bom senso, respeito mútuo, visando a valorização da nossa advocacia e, sempre, sem abrir mão das nossas prerrogativas profissionais, pois estas representam a garantia não somente da advocacia, mas de toda a sociedade.

Sinceramente esperamos encontrar raros casos de desvio de conduta ou de situações em que a nossa instituição possa ser utilizada de forma desvirtuada, como manchar a reputação da nossa profissão ou usar a Ordem em interesses próprios ou políticos. Mas, se assim identificarmos, não tenham a menor dúvida: nossa Diretoria não se furtará de assegurar a manutenção da dignidade profissional e da idoneidade da nossa Instituição, agindo com seriedade e imparcialidade.

Em nossa gestão, quem aparecerá é a ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. Nenhum outro nome poderá se sobrepor ao coletivo. Defenderemos, de forma imparcial e inegociável, uma classe, unida, forte e pautada na atuação ética. Seguiremos de acordo com o conselho do memorável advogado dr. Ruy Barbosa, que em sua “Oração dos Moços”, sabiamente adverte que nós, advogados não devemos ... “Ser baixo com os grandes, nem arrogante com os miseráveis. Servir aos opulentos com altivez e aos indigentes com caridade. Amar a pátria, estremecer o próximo, guardar fé em Deus, na verdade e no bem”.

E assim caminhará nossa gestão: voltada atentamente aos anseios da nossa advocacia, buscando posição institucional firme e imparcial, e de braços dados com a nossa Seccional - numa posição ativa e de cooperação; buscar assegurar mais dignidade, mais respeito, capacitação e atualização constante, melhores condições de trabalho e honorários dignos à nossa classe. Aqui, abro espaço para agradecer a forma como fui acolhida pela nossa Seccional, dra. Marilena sempre muito atenciosa e muito compromissada em estreitar laços com as Subseções, sempre me acolheu muito bem. Sua força e sua forma de atuação como Dirigente de Ordem é, para mim, fonte de inspiração. Obrigada também Dr. Deneka que aqui hoje muito bem a representa, meu companheiro no sistema OAB desde os tempos de CAA. Para a grande Presidente que temos, nosso Vice está à altura e atua igualmente com grande dedicação e compromisso com os objetivos da gestão. Agradeço à toda a Diretoria da Seccional, pois são gigantes e não medem esforços para contribuir nessa jornada coletiva de concretização de propostas voltadas à advocacia. Somos fortes, quando somos unidos!

Já caminhando para o encerramento, aos meus pais, CARLOS E MARINA que não puderam estar presentes hoje, registro meu amor, admiração e respeito. Minha gratidão por me fazerem quem sou. Obrigada por me transmitir os valores morais e pela criação que me deram. De vocês, aprendi que, não importa o julgamento alheio, o que dizem à meu respeito. O que importa é a minha essência; estar em paz comigo, com a minha família e com Deus. Claro, mesmo buscando acertos, erro, como todo ser humano ... mas minhas atitudes seguem como meus pais me ensinaram: aja de tal forma, que possa, todos os dias, dormir em paz com sua própria consciência.

Foi graças à formação e ao caráter que meus pais me transmitiram que consigo enfrentar as adversidades da vida com cabeça erguida, coragem e bom senso, pois conforme assegura o conhecido provérbio chinês... “quando as raízes são profundas, não há razão para temer o vento”.

FLÁVIO, meu esposo obrigada por caminhar comigo. Por não largar minha mão, mesmo quando não concorda com minhas escolhas. Por me apoiar quando, para melhor desempenhar minha missão junto à Ordem, me faço ausente em nosso escritório e em nosso lar. Por dividir comigo as responsabilidades profissionais e familiares. As dificuldades são diárias, por vezes intensas e seriam insuportáveis não fosse sua presença e amor constante. Saiba que sem você, não existo. Somos “nós”. Sempre seremos “nós”, em todas as escolhas das nossas vidas.

Ao meu filho VINÍCIUS, que ontem completou 17 anos de vida, todo meu amor. Busco fazer da minha conduta como ser humano, como mãe, algo que possa refletir em admiração e orgulho por parte de meu filho. A única coisa importante que podemos deixar para um filho, não se traduz em bem material, mas em valores, o que temos nada importa. O que somos é o que realmente importa.

Ao meu filho VICENTE, hoje completando 17 semanas de gestação, obrigada por renovar minhas esperanças e aumentar meu desejo de ser uma pessoa cada dia melhor! Não bastasse nossa felicidade com o nosso filho Vinícius, Deus veio e dobrou a benção!

Flávio, Vinícius e Vicente ... por ter vocês em minha vida, só posso assegurar: Deus é bom o tempo todo! À vocês dedico e compartilho esse momento tão especial em minha vida! Por vocês e pra vocês, dedico a minha própria existência!

Obrigada à todos!