Presidente da OAB Paraná dá posse às diretorias das Comissões

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, deu posse nesta segunda-feira (2) aos novos dirigentes das Comissões da Seccional. A gestão atual conta com a colaboração voluntária de mais de 6.800 profissionais, divididos em 69 eixos temáticos.

A coordenação-geral das Comissões da OAB Paraná ficará a cargo da advogada Rafaela Kuster. Também integram a coordenação a advogada Érica Kovalechen, como coordenadora-adjunta;   o advogado Rhodrigo Deda, como coordenador de Inovação; e  o advogado Carlos Alberto Farracha de Castro, como coordenador de Prevenção de Litígio. No início deste ano, em uma ação inédita, a OAB- PR lançou um edital para que todos os interessados em participar pudessem se inscrever em até três comissões. O objetivo foi ampliar a participação da advocacia nesses órgãos auxiliares da diretoria e do conselho pleno nas diversas áreas do direito. O regimento interno foi alterado permitindo até 230 participantes para cada comissão.

Além dos coordenadores do setor de comissões, estiveram presentes compondo a mesa de autoridades, o membro honorário do conselho seccional e ex-presidente da Ordem no Paraná Alfredo de Assis Gonçalves Neto, a conselheira-federal da OAB Paraná Silvana Niemczewski, o vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, a secretária-geral adjunta da seccional, Roberta Santiago, a diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério, o ouvidor-geral da OAB Paraná, Cleverson Gusso, e o presidente do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), Tarcisio Kroetz.

Muitas primeiras vezes

Ao dar início aos trabalhos, a presidente da seccional definiu a sessão solene como histórica. Após mencionar Silvana como a primeira mulher negra a ser conselheira federal pela seccional e também a presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero, Gisele Alessandra Szmidt, como a primeira pessoa trans a presidir uma comissão na OAB Paraná, Marilena afirmou: “Essa é uma gestão de várias primeiras vezes. Primeira vez em que fizemos um edital aberto para as comissões. Precisamos fazer democracia e não apenas falar de democracia”, ponderou ao lembrar que a Comissão das Pessoas com Deficiência é presidida por pessoas com deficiência, assim como ocorre com diversos outros temas, em que há um empenho para dar voz e espaço à diversidade. “A gente procura agregar pessoas de todas as raças e religiões. Construir democracia é uma tarefa complexa e não necessariamente assinala apenas uma dificuldade, mas também uma diversidade de possibilidades em que podemos atuar. Com método, diálogo e interação de todos vocês faremos um novo caminho. Temos que ter espaço para multiplicidade e precisamos das lideranças das comissões”, conclamou a batonnier da advocacia paranaense.

Deneka celebrou o fato de a advocacia de todo o estado estar participando ativamente das comissões. “Como advogado do interior, não posso deixar de dizer que venho de Imbituva, que tem 74 advogados. E fico muito feliz em poder dizer que temos 11 advogados da minha cidade integrando as comissões. Que alegria poder encontrar advogados em todo o Paraná fazendo parte das comissões!”, comemorou o vice-presidente da seccional.  “Em tempo recorde conseguimos nomear todas as comissões e dar posse a todos. E quem sabe agora possamos ter o recorde de trabalho e positividade”, concluiu.

Novos tempos

Rafaela Küster também destacou a ousadia de se ampliar o acesso dos advogados e advogas interessados em participar das comissões. “As comissões finalmente são para todos. Basta se inscrever!”, destacou Rafaela. Ela mencionou que ainda que a inovação salte ao olhos de alguns, já que muitas comissões chegam a ter no total mais de 200 membros, trata-se de uma medida democrática. “É certo ou errado? É justo”, cravou.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Anderson Ferreira, fez o pronunciamento representando todos os presidentes e diretores de comissão. “Políticas inclusivas podem alterar cenários. Hoje a nossa presidente está ladeada de diretoras, conselheiras e presidentes de comissão”, disse Ferreira ao ressaltar a importância da crescente representatividade feminina na seccional. Ele também destacou a diversidade das comissões. “Temos o melhor time, pois todos que estão aqui, estão de forma voluntária e livre. Temos apenas um salário que é o bem-fazer pela advocacia para que a nossa OAB possa cumprir seu papel constitucional. A justiça não se faz só nos tribunais, mas em todos os espaços democráticos e as nossas comissões são democráticas”, observou o advogado.

A presidente da Comissão das Mulheres Advogadas (CMA), Emma Palú Bueno, também falou em nome das diretorias das comissões. “Presidir a CMA trabalhando ao seu lado, dra. Marilena, é a certeza de que conquistamos muito e que  há muito mais a fazer pela frente. Ser mulher e advogada no Paraná no ano em que conquistamos os 90 anos da conquista ao voto feminino é uma grande honra”, disse a advogada. Ela descreveu o novo momento que vem se consolidando na seccional, “com pluralidade, com respeito e um olhar atento às diferenças, que nos torna mais aptos a confrontar os desafios que estão sendo colocados diante de nós. A OAB é a casa de toda advocacia, da capital ao interior”, sintetizou Emma.

Confira a lista completa e a composição de todas as comissões empossadas aqui.

As fotos do evento estão disponíveis no Flickr da OAB Paraná.