Presidente da OAB Paraná participa de Ato em Defesa da Democracia na UFPR

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, participou nesta quinta-feira (5) do Ato em defesa da Democracia e do Sistema de Justiça, realizado na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento, aberto pelo reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, contou com a participação de lideranças institucionais do direito – o procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacóia, o defensor-público geral do Paraná, André Giamberardino, e o desembargador Fernando Prazeres, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), José Laurindo de Souza Netto.

Também participaram dos debates o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Arion Mazurkevic, a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho do Paraná, Margaret Mattos de Carvalho, o presidente da Associação Comercial do Paraná, Camilo Turmina, e o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Paraná, Márcio Kieller Gonçalves. O professor Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, foi um dos convidados. O diretor tesoureiro da OAB Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira, e o ex-presidente da seccional José Lucio Glomb também estiveram no evento.

“São antigos e intensos os laços que unem a Universidade Federal do Paraná e a seccional da Ordem no nosso estado”, disse Marilena ao relembrar o patrono em comum das entidades, o intelectual e jurista negro Pamphilo Velloso D´Assumpção. “Assim como nesta universidade, na OAB, o compromisso com a democracia e a liberdade está e sempre estará na ordem do dia”, disse a presidente da seccional.

Ela também rememorou importantes momentos da histórica defesa de democracia pela Ordem, como a Conferência da Advocacia de 1978, realizada em Curitiba, com a defesa do Estado de Direito e da volta do Habeas Corpus.

A representante da advocacia relatou a recente iniciativa da OAB Paraná em combate às fake news. “No último 18 de julho, em evento realizado na OAB do Paraná com o objetivo de enfrentar e combater a desinformação eleitoral e em defesa da Democracia, tivemos oportunidade de ouvir o ministro presidente do Tribunal Superior Eleitoral e também professor desta casa, Edson Fachin”, contou.

Marilena observou ainda o simbolismo de a advocacia se posicionar em defesa da democracia justamente no mês em que se celebra a profissão. “Nesta semana em que se comemora o Dia do Advogado, sendo convocada a mais uma vez trilhar os caminhos rumo à defesa da Democracia, da Cidadania e das Instituições que integram o Sistema de Justiça, a OAB Paraná uma vez mais — e sempre — se faz presente, honrando sua história, e manifestando seu integral apoio à defesa das instituições democráticas, da Constituição, das garantias fundamentais e das liberdades em todas as suas formas de expressão”, finalizou a presidente da seccional.

Confira a íntegra