Presidente da OAB Paraná participa de cerimônia de posse na Academia Paranaense de Letras

O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, participou na noite desta segunda-feira (26/11) da posse do reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, como imortal na Academia Paranaense de Letras (APL).

A solenidade, realizada na própria universidade, contou com a presença do acadêmico Oriovisto Guimarães, eleito Senador da República na última eleição. Foi ele o responsável pelo discurso de saudação ao novo integrante.

“José Pio Martins é uma referência como homem do saber, como estudioso de Filosofia e como economista. A Academia Paranaense de Letras tem muito a ganhar com sua eleição”, elogiou Noronha, em breve discurso sobre a trajetória do acadêmico.

José Pio Martins tomou o acento na Cadeira n° 37, anteriormente ocupada por Clotilde Germiniani, falecida em março. A instituição segue o modelo da Academia Francesa e da Academia Brasileira de Letras, com 40 cadeiras, ocupadas por pessoas de reconhecida participação na vida cultural paranaense, eleitas em caráter vitalício.

Na foto, os acadêmicos Antonio Celso Mendes, Dante Mendonça, Marcio Renato dos Santos, Ernani Buchmann – presidente da APL, e José Augusto Araújo de Noronha.