Presidente da OAB Paraná prestigia inaguração do Fórum da Comarca de Quatro Barras

Com a instalação do Fórum Engenheiro João Laurindo de Souza Netto, foi inaugurada na manhã desta terça-feira (24/1) a comarca de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, que esteve presente à solenidade, considera o momento histórico para o município, pois representa uma conquista que concretiza a autonomia e a independência judiciária. “Se para a população esse feito é a realização de um sonho, muito especialmente para a advocacia ele representa uma notícia alvissareira”, observou em seu pronunciamento. Na estrutura da OAB Paraná, Quatro Barras pertence à subseção de Colombo, na qual estão inscritos perto de mil advogados e advogadas.  

“Ainda que estejamos vivendo a tendência pela virtualização dos atos processuais, que facilita em certas circunstâncias a atividade profissional da advocacia, não podemos subestimar as audiências presenciais, nem o contato pessoal com os magistrados, o que proporciona a nós, operadores do direito, a melhor compreensão das necessidades dos jurisdicionados – principalmente daqueles de baixa renda, desprovidos dos recursos básicos de sobrevivência, quanto mais dos recursos tecnológicos que a modernidade nos traz”, ressaltou Marilena Winter.

Presenças

A solenidade de inauguração foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto. Estiveram também presentes o vice-governador Darci Piana; o prefeito de Quatro Barras Loreno Bernardo Tolardo; o vereador Antônio Cezar Creplive, presidente da Câmara Municipal; o promotor de Justiça Octacílio Sacerdote Filho; a juíza Rita Borges Leão Monteiro, dentre outras autoridades.

Para o desembargador J0osé Laurindo de Souza Netto a inauguração expressa a busca da cidadania, uma ação que aproxima a população do Poder Judiciário. “Queremos dar celeridade aos processos da população local, que terá mais perto de si os dispositivos legais para que possa buscar o que deseja: justiça e consolidação de direitos fundamentais”, afirmou.

A edificação do atual fórum de Quatro Barras foi inaugurada no ano de 2015, com a instalação do posto avançado descentralizado de atendimento dos juizados especiais. O prédio de 2.868 metros quadrados contempla 4 secretarias; 3 salas de audiências; 3 salas de armas; sala de triagem e espera; sala de oitiva especial, juizados especiais; 1 sala de conciliação; 4 salas de arquivo; 4 gabinetes para magistrados, 3 assessorias de magistrados, 7 salas para o Ministério Público; 1 sala para a Defensoria Pública e OAB; sala para oficiais de justiça e psicólogas, salão do júri e sala de deliberações; copa, cozinha e instalações sanitárias.

História

Quatro Barras pertenceu à comarca de Piraquara entre 1939 e 1953. Com um decreto que reformulou a divisão judiciária do Paraná, Quatro Barras passou a ser representada pela comarca de Timbu, antiga denominação de Campina Grande do Sul. Desde que foi emancipada, em 9 de novembro de 1961, Quatro Barras esteve subordinada à comarca da localidade vizinha. Passadas pouco mais de seis décadas desde sua criação oficial, agora a cidade terá sua própria comarca: o Foro Regional de Quatro Barras.