Presidentes debatem a integração das comissões da seccional e das subseções

As advogadas Rafaela Küster e Erica Peteno Kovalechen, respectivamente coordenadora e coordenadora ajunta das comissões, fizeram uma apresentação das atividades do ano e falaram sobre o esforço para integração das comissões da seccional e das subseções, que envolve também os coordenadores de prevenção de litígio, Carlos Alberto Farracha de Castro, e de inovação, Rhodrigo Deda Gomes.

Em iniciativa inédita, a participação nas comissões foi ampliada nesta gestão. “Temos 69 comissões em atuação na seccional e serão instaladas mais 6 no ano que vem. Nas subseções há 675 comissões em atuação. Isso resulta, ao todo, em 14 mil advogados trabalhando pela OAB e pela sociedade. Claro que enfrentamos o bônus e o ônus de ter um grupo tão numeroso”, comentou Rafaela.

O vice-presidente Fernando Deneka destacou a importância da conexão entre as comissões que tratam do mesmo tema na seccional e nas subseções. “Precisamos elevar o nível da integração e fazer as informações circularem”, observou. Erica Kovalechen, encarregada da tarefa, destacou que isso será feito sempre sem prejuízo da autonomia e da competência dos presidentes de subseções, mensagem que foi reforçada pela presidente Marilena Winter. “Não é questão de opção, a responsabilidade do presidente sobre a atuação das comissões está no regimento”, lembrou ela.

Questões sobre a efetiva participação dos inscritos nas comissões foram levantadas pelos presidentes, que compartilharam ideias sobre mecanismos para combater o absenteísmo nas reuniões e atividades programadas.