Primeira sessão do Conselho Pleno em 2024 presta homenagem a Eduardo Rocha Virmond

O reinício dos trabalhos do Conselho Pleno da OAB Paraná, com a primeira sessão ordinária de 2024, foi marcado pela homenagem prestada ao ex-presidente da seccional Eduardo Rocha Virmond. Na presença dos filhos e netos, que compareceram à sessão desta sexta-feira (23/2), diretores, conselheiros federais e estaduais, ex-presidentes, desembargadores do quinto constitucional e outras personalidades reverenciaram a memória de Virmond e o seu grande legado para a consolidação da democracia.

A sessão, conduzida pela presidente Marilena Winter, teve discursos emocionantes de quem conviveu com Eduardo Virmond. Além da presidente, também se manifestaram em nome da advocacia o presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, Guilherme Lucchesi, o conselheiro Francisco Zardo, os ex-presidentes e membros honorários e vitalícios Alberto de Paula Machado e José Augusto Araújo de Noronha, também conselheiro federal, e o advogado Eduardo Alberto Marques Virmond, que falou em nome da família.

Memória

Eduardo Rocha Virmond faleceu em 17 de novembro de 2023. Marilena Winter explicou sobre a intenção da OAB Paraná de fazer uma homenagem à altura de Virmond, mas considerou que todas as honras seriam insuficientes. “O que fizermos será sempre muito pouco para tudo o que o dr. Eduardo representa para nós paranaenses e advogados”, disse Marilena.

A presidente lembrou da oportunidade que teve de visitá-lo, já em seus últimos dias, em sua casa, e do carinho com que foi recebida. “Fica a memória muito querida que levarei para sempre. E assim, seguimos todos nós inspirados pelos seus exemplos de coragem, das incansáveis batalhas pela advocacia, e em especial da defesa do Estado de Direito”, afirmou.

De acordo com a presidente, quando da sua partida, muitas instituições vieram lembrar da importância de Eduardo Virmond e do seu magnífico e empolgante discurso na Conferência Nacional de 1978. Marilena lembrou que a OAB teve o privilégio de lhe prestar uma homenagem ainda em vida, ao dedicar a ele a 8ª Conferência da Advocacia Paranaense, realizada em outubro de 2023, 45 anos depois da histórica 7ª Conferência Nacional.

Admiração

Guilherme Lucchesi destacou que Eduardo Virmond foi um defensor das liberdades, sendo essa uma das suas principais caraterísticas. “Temos a grande responsabilidade de seguir os seus passos e os seus exemplos”, conclamou Lucchesi.

Escolhido entre os conselheiros para uma saudação, Francisco Zardo ficou emocionado ao lembrar de sua amizade com Virmond, que começou desde os tempos em que estagiou em seu escritório. Zardo descreveu a trajetória do homenageado, desde os tempos de juventude, quando se reunia com intelectuais da época e escrevia diariamente sobre arte, música, teatro e literatura. “A responsável por Virmond passar a se dedicar mais à advocacia e menos ao jornalismo foi d. Lélia, sua companheira de toda vida”, lembrou Zardo, recordando também da admiração com que ele falava da esposa.

Ao narrar o cotidiano do escritório, Zardo também expressou admiração. “Eduardo Virmond era uma figura mística para um jovem estudante de Direito”, disse. “No seu escritório conheci grandes advogados, amigos para a vida toda. Se eu tenho a honra de me sentar na cadeira deste conselho, eu devo isso ao privilégio de ter convivido com Eduardo Rocha Virmond e René Ariel Dotti, com quem fui trabalhar depois”, declarou.

Coragem

Foi na gestão de Alberto de Paula Machado (2007-2009) que Eduardo Rocha Virmond recebeu a Medalha Vieira Neto, a maior honraria concedida pela OAB Paraná. Também foi naquela gestão que se comemorou os 30 anos da 7ª Conferência Nacional dos Advogados. “Fizemos a sessão de abertura da Conferência de 2008 no Teatro Guaíra, exatamente o mesmo palco da conferência de 1978. E Eduardo Virmond ficou muito emocionado naquele momento, porque relembramos os aspectos notáveis daquela conferência que é tida como um divisor de águas na construção da democracia em nosso país”, contou. “As releituras dos discursos de Virmond e de Raimundo Faoro são de causar emoção em qualquer advogado, tamanha a coragem e a resistência que tiveram naquele período muito difícil no Brasil”, destacou Alberto de Paula Machado.

Em nome do Conselho Federal, José Augusto Araújo de Noronha destacou que é dever da advocacia brasileira reverenciar o nome de Virmond. Ao citar a eficiente atuação do advogado, numa causa que em estavam envolvidos os direitos de sua mãe, professora do estado, Noronha enfatizou que Virmond era um amante da arte e da cultura. E frisou: “Estamos aqui para lembrar do trabalho de Virmond em defesa da democracia brasileira”, ressaltou.

Agradecimento

O filho mais velho, o também advogado Eduardo Marques Virmond, subiu à tribuna para expressar os agradecimentos e descrever as qualidades do pai. “Agradecemos profundamente pela sensível, calorosa, gentil e generosa homenagem, nesta que pode ser considerada uma derradeira sessão. Sua presença ainda pode ser sentida, pois ele foi um devotado e dedicado membro deste conselho”, disse.

Encerrando a cerimônia, o vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, e o conselheiro Eduardo Tobera, entregaram à família, em nome de toda a OAB Paraná, um quadro com uma foto original de Virmond como presidente da seccional, que estava no acervo do Edifício Maringá, local que era a sede da seccional durante a sua gestão.