Proex: Projeto da OAB São José dos Pinhais aposta em reuniões híbridas para integrar advocacia

Lançado no primeiro ano da gestão, o Programa de Financiamento da Excelência na Advocacia Paranaense (Proex) foi idealizado pela diretoria da OAB Paraná com o objetivo de permitir o retorno dos recursos para as subseções em aumento de repasses, com maior maior autonomia para a gestão. A partir dos próximos editais, o Proex integrará também valores decorrentes da economia que as subseções fizeram com a melhor gestão de pessoal.

O projeto “Interiorização: investimentos para reuniões híbridas das comissões”, elaborado em conjunto pelas subseções de São José dos Pinhais e Paranaguá, foi um dos selecionados para integrar o Proex. A proposta consiste na aquisição de materiais e equipamentos que possibilitaram a realização de reuniões híbridas, de forma a integrar os advogados de todas as cidades que compõe a região metropolitana de cada uma das subseções.

Em entrevista à Comunicação da OAB Paraná, o presidente da OAB São José dos Pinhais, Fabiano da Rosa, falou sobre o processo de criação do projeto, os impactos do Proex na advocacia local e a proposta do projeto Interiorização: investimentos para reuniões híbridas das comissões”. Confira a íntegra:

– A subseção de São José dos Pinhais avançou rapidamente na formulação dos projetos do Proex. Como foi o processo de elaboração das propostas?

O anúncio do Proex nos causou curiosidade e queríamos muito participar. Discutindo com os demais diretores, e em especial com a Coordenação das Comissões – responsável por mais de 30 comissões com membros espalhados por toda a área de abrangência da Subseção –  identificamos uma dificuldade de comunicação entre as instâncias internas da OAB. Buscamos então equipamentos de tecnologia que pudessem auxiliar a superar essas questões.

Deste modo, considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estudando o parâmetro que havia na Seccional, passamos a pensar num projeto que pudesse contribuir com a melhoria imediata das comunicações e deliberações entre as Comissões, Conselho Subseccional e mesmo da própria Diretoria – em que dois dos cinco diretores  prestam serviços em outras cidades (Pinhais e Fazenda Rio Grande). Partilhamos a ideia com a Diretoria de Paranaguá, subseção sempre parceira, e observamos juntos que o projeto poderia ser replicável (um dos propósitos do Proex) em outras subseções do estado. Terminamos a várias mãos o projeto e ficamos contentes quando ele foi um dos escolhidos no contexto do Proex.

– Como a diretoria da subseção avalia o impacto desse investimento da seccional?

A avaliação é muito positiva, pois trouxe maior integração e facilidade de comunicação entre instâncias internas da OAB-SJP. Estamos realizando periodicamente reuniões virtuais de alta qualidade áudio/visual. Como aqueles que trabalham pela OAB são voluntários, percebemos uma participação maior e mais assertiva dos advogados que contribuem com a Ordem, bem como que tais tipos de reuniões são mais sustentáveis do que exigir que todos compareçam presencialmente a todas as reuniões marcadas na sede.

-Qual o objetivo do projeto “Interiorização: investimentos para reuniões híbridas das comissões”, desenvolvido pelas Subseções de São José dos Pinhais e Paranaguá?

O objetivo é justamente fazer a integração dos advogados da Subseção e proporcionar ampla participação daqueles que não residem no município sede (e até mesmo desses quando não conseguem participar presencialmente). Contribuir em adição para o desenvolvimento de ações voltadas à melhor performance da OAB em favor dos advogados de todas a cidades que abrangem nossa área de atuação e a sociedade na qual se insere a subseção.

-De que forma o projeto impacta a advocacia?

O bom trabalho das instâncias internas da OAB, ensejado pela melhor comunicação por meio das reuniões híbridas, fortalece sua atuação junto à base de advogados e junto à sociedade na qual está inserida a subseção. Adicione-se que os primeiros impactos foram muito positivos e acreditamos que o projeto impactará não só a nossa subseção, ou a de Paranaguá, mas que pode e merece ser replicado em outras subseções, contribuindo com o atingimento dos nobres objetivos institucionais de nossa Ordem.