Professora da UPFR está à frente dos trabalhos para implantação de uma política nacional de migrações

A professora titular de Direito Internacional da Universidade Federal do Paraná, Tatyana Scheila Friedrich, dirige desde o início do atual governo o Departamento de Migrações do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Demig). Sua missão é coordenar a implantação, pela primeira vez na história do país, de uma política nacional migratória.

Tatyana Friedrich esteve com a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, nesta quinta-feira (9/3), no Edifício Maringá. A diretora do Demig falou sobre o grupo de trabalho que foi criado para implementar essa política. “Nossa primeira reunião contou com 155 pessoas, representantes de vários ministérios que têm afinidade com essa temática, muitas organizações da sociedade civil, organizações internacionais e órgãos da Justiça”, contou.

Na UFPR, Tatyana Friedrich, que possui pós-doutorado em Migração e Trabalho, coordenou ações de ensino, pesquisa e extensão com migrantes e refugiados. “Tivemos diversas ações afirmativas na Universidade para essa população, sempre na perspectiva de defesa dos direitos”, explicou.