Programação da Conferência Nacional da Mulher Advogada tem diálogos sobre  inclusão

A perspectiva das Pessoas com Deficiência sobre a inclusão foi tema do painel ‘Vencendo os desafios da profissão’, realizado na tarde desta quinta-feira (14/3). O diálogo mediado pela presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB, Maria Eugênia de Oliveira, contou com as presenças das advogadas paranaenses Adriana Bezerra e Valéria Mendes Siqueira, ambas referências nacionais na luta por direitos da pessoa com deficiência. 

 A advogada Valéria Mendes Siqueira, responsável pelo Centro de Inclusão e Apoio à Pessoa com Deficiência da OAB Paraná, trouxe sua história pessoal, frisando o percurso de lutas para vencer os desafios diários. Ela ficou cega aos 27 anos e recentemente recebeu o diagnóstico de autismo. “Desde 1976 a ONU já falava de inclusão, igualdade e oportunidades. Há 42 anos lutamos pelas mesmas coisas, mas é uma luta que não tem visibilidade”, disse.

“Uma pesquisa produzida pelo CNJ sobre as demandas que envolvem a Pessoa com Deficiência(PcD), que representa hoje 15% da população, aponta que 55% das pessoas com deficiência tiveram dificuldade para contratar um advogado”, apontou Valéria. Ainda segundo o estudo, 79% das PcD se sentem desrespeitados em sua autonomia.

“Temos 350 advogados PcD no Paraná. Por meio do Centro de Inclusão da OAB Paraná trabalhamos escutando essas pessoas e muitos problemas apontados são comuns. Uma delas é a identificação e a forma de se referir à PcD”, relatou. “Também relatam dificuldades e falta de prioridade no atendimento”, afirmou.

O painel relatado por Larissa Argenta, presidente da Comissão do Direito dos Autistas da Subseção de Taguatinga (OAB/DF), também contou com exposições das advogadas Nadine Taleis (OAB/DF)  e Candice Assunção (professora do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP).