Programação do Mês da Mulher discute protagonismo feminino no sistema OAB

Uma conversa sobre o protagonismo da mulher no sistema OAB pautou a programação do mês da Mulher da seccional paranaense na noite desta segunda-feira (22). O diálogo transmitido ao vivo pelo perfil da seccional no Instagram (@oab_pr) foi conduzido pela coordenadora-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB Paraná, Adriana D´Avila Oliveira.

O tema foi abordado pela secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Silvana de Oliveira Niemczewski; pela vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB Paraná, Heloísa Guarita Souza; e pela ouvidora-geral da OAB Paraná, Maria Helena Kuss.

“Temos um encontro de vários órgãos da OAB Paraná. A intenção é ouvir as mulheres à frente da Ouvidoria, do TED e da CAA-PR”, disse Adriana D´Avila Oliveira ao abrir o diálogo. Para ilustrar a presença da mulher na ESA, ela citou um estudo recente que apontou que as mulheres representam 60% dos alunos. “Verificamos que entre a faixa etária de 50 e 60 temos um volume maior de homens. Reduzindo a faixa etária, as mulheres jovens são maioria, ou seja, as mulheres estão se preparando para as batalhas da vida profissional”, disse Adriana. Ela mencionou, ainda, o trabalho e o legado das advogadas que passaram pela coordenação da escola nas gestões anteriores.

Espaço

Na 3ª gestão consecutiva frente à Ouvidoria-Geral da OAB Paraná, Maria Helena Kuss, discorreu sobre sua trajetória na instituição. Com 25 anos de serviços dedicados à OAB, relatou que quando começou a atuar não havia muitas mulheres trabalhando em prol da advocacia como hoje. “A OAB cresceu muito pelo trabalho das mulheres, com sua vontade de auxiliar os advogados. Aqui a mulher tem espaço, ela só precisa ter competência”, disse, convidando as advogadas paranaenses para participar do sistema OAB. Ao abordar brevemente o amplo trabalho realizado pela Ouvidoria, Maria Helena citou projetos como o SOS Alvará, que tem auxiliado centenas de advogados na liberação de alvarás.

A vice-presidente do TED da OAB Paraná, Heloísa Guarita Souza, enalteceu o aspecto democrático da estrutura da OAB. “Tenho uma história na OAB que me permitiu conhecer o seu funcionamento. Nunca, em momento algum nesse tempo, posso indicar qualquer situação desconfortável em função da minha condição de mulher”, disse.  “A OAB Paraná valoriza muito a mulher dentro da instituição”, completou, citando os exemplos da advogada Edni de Andrade Arruda, medalha Vieira Netto, e a primeira presidente do TED, Eunice Martins e Scheer. “Vejo que ao longo desse processo a participação feminina tem crescido muito”, frisou.

Relembrando seus primeiros passos na OAB,  Silvana de Oliveira Niemczewski contou que no dia em que prestou o compromisso coletivo foi convidada pelo então presidente Alberto de Paula Machado para ocupar a tribuna e saudar os colegas. De lá para cá, participou de várias comissões  até assumir a presidência da Comissão da Igualdade Racial e a vice-presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Conselho Federal na última gestão e, atualmente, a diretoria da CAA-PR. “As mulheres têm esse engajamento em prol da advocacia. Queremos o melhor para a nossa classe e é para isso que trabalhamos voluntariamente”, disse, citando os inúmeros benefícios e projetos desenvolvidos pela CAA-PR em prol da mulher e da advocacia.