Questões de direitos humanos, inclusão e igualdade estão em permanente debate na OAB Paraná

Com a I Conferência Nacional da Pessoa Idosa, que será realizada no início de setembro, em Curitiba, a OAB Paraná volta a ser palco de importantes debates sobre questões de direitos humanos, inclusão e igualdade – temas que têm sido priorizados em diversos eventos realizados pela seccional paranaense. Com este propósito, várias ações já foram realizadas este ano.

No mês de junho, a OAB Paraná promoveu, também em caráter nacional, o Congresso dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Fórum da Pessoa com Deficiência, que resultou em importantes conquistas no campo da inclusão dos advogados e advogadas com deficiência. A OAB Paraná também aprovou e lançou o seu Plano Estadual de Igualdade Racial, que é referência para todo o país.

Questões de gênero foram amplamente abordadas no Encontro Estadual da Mulher Advogada, em Maringá, e continuam na pauta de debates no âmbito do conselho e das comissões. A preocupação com o tema da igualdade de gênero e do protagonismo das mulheres faz com que a Ordem amplie as suas relações institucionais e busque parcerias.

Na última semana, representantes da diretoria, do Conselho e das comissões da OAB se reuniram na sede da Seccional com as promotoras Nayani Kelly Garcia, Mônica Louise Azevedo e Cristina Ruaro, representantes da Associação do Ministério Público, para debater maneiras de valorizar a atuação feminina em diferentes áreas (fotos). “Esse encontro veio com o propósito de firmar o diálogo entre a OAB e o MP no campo da defesa dos direitos da mulher e da igualdade de gênero, que são lutas históricas das duas instituições”, disse a secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter.

O encontro foi prestigiado pelo presidente da Seccional, José Augusto Araújo de Noronha, e contou também com a presença da secretária-geral Marilena Winter, da conselheira federal Edni de Andrade Arruda, da ouvidora-geral Maria Helena Kuss e da vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Daniela Ballão Ernlund.