Ratinho Júnior abre série de sabatinas da OAB Paraná com candidatos ao governo do estado

A OAB Paraná deu início nesta segunda-feira (17) às sabatinas com os candidatos ao governo do Estado.  O primeiro a apresentar as propostas foi o candidato Ratinho Júnior (PSD), num diálogo mediado pelo presidente da seccional, José Augusto Araújo de Noronha.

Os dez concorrentes ao cargo no Paraná foram convidados e confirmaram presença. Ainda nesta segunda-feira será sabatinado o candidato Professor Jorge Bernardi (REDE). Por motivos de força maior, o candidato Ogier Buchi (PSL) cancelou a participação horas antes do início do evento.

“Com esta iniciativa, a OAB Paraná cumpre seu papel em defesa da democracia, em prol da sociedade, auxiliando a população a conhecer as propostas de cada candidato. Dessa forma, é possível fazer uma escolha baseada em informações precisas”, destacou Noronha. Ele também enalteceu a pluralidade da OAB e o respeito a todas as linhas de pensamento. “Aqui damos voz a todos que são igualmente candidatos ao cargo. Nos dispusemos a isso, estaremos ouvindo e prestando muita atenção às propostas. É assim que construímos uma democracia”, completou.

Pensamento crítico

No mesmo sentido, o secretário-geral adjunto Alexandre Quadros, o diretor tesoureiro Fabiano Baracat, e o presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da seccional, Anderson Ferreira, enalteceram o papel democrático e apartidário da iniciativa, pontuando que as perguntas foram formuladas com o intuito de estimular o pensamento crítico dos candidatos.

Ratinho Júnior iniciou os dez minutos de apresentação agradecendo a oportunidade de participar da sabatina, pontuando que “a OAB é o olho clínico da sociedade e que tem sido uma grande defensora da sociedade”. Após uma breve apresentação de seu currículo pessoal, ele defendeu um governo ancorado no planejamento a longo prazo e o investimento na matriz econômica do estado. “Os países que entenderam isso deram um salto”, disse.

Vocação

“No Paraná, qual a nossa matriz econômica? É o nosso agronegócio. Somos o maior produtor por metro quadrado do mundo. Temos que fazer com que esta vocação seja nossa excelência”, frisou, defendendo o incentivo à indústria de alimentos.

Questionado sobre o investimento em pesquisa científica no estado, Ratinho ratificou o compromisso com as universidades. “O Paraná tem sete universidades fantásticas, penso que é possível fazer com que elas participem mais do desenvolvimento econômico regional”, disse. “Também vamos encontrar uma equação financeira que possa dar mais liberdade para as faculdades”, sustentou.

A segunda pergunta abordou as medidas que o candidato tomará para garantir o acesso da população à saúde. Ratinho Junior defendeu o investimento na atenção primária aos pacientes. “O governo pode colaborar com os municípios no sentido de o primeiro atendimento ser bem feito e diminuir a superlotação dos hospitais. Outra demanda grande são as consultas de especialidades. Para atendê-la vamos criar centros de especialidade no estado. Onde o poder público não puder atuar, faremos parcerias com iniciativa privada”, afirmou.

Segurança

Quanto à temática da segurança pública, Ratinho Junior respondeu questão sobre a superlotação em delegacias. O candidato lembrou que há a previsão de construção novos presídios, medida que deverá auxiliar a reduzir a superlotação. Ele defendeu ainda projetos que permitam ao preso trabalhar e qualificar o trabalho de agentes penitenciários.

Em relação à área cultural, o candidato foi questionado acerca do modelo de gestão que adotará para o Museu Oscar Niemeyer. “O museu tem que ficar mais acessível às pessoas, cultura é necessária e tem que ser potencializada no Paraná”, disse, afirmando que o tema será debatido com especialistas.  Em relação ao turismo, Ratinho Junior adiantou que 35% do orçamento da comunicação e marketing do estado será destinado à área.

Perguntando sobre o imbróglio da desintegração do transporte coletivo metropolitano, Ratinho Junior afirmou que a discussão realizada na última gestão foi técnica e que do ponto de vista da transparência, a desintegração financeira foi positiva. “Todas as informações de movimentação financeira hoje estão à disposição da população na Comec – Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba. Agora, eu desafio os senhores acessar as informações da Urbs”, disse.

Questionado sobre as medidas necessárias para a efetivação dos princípios da Constituição Federal, Ratinho garantiu que o governo dele será para todos. “Temos um problema na sociedade brasileira que é o preconceito racial e social. Fomentaremos políticas públicas para mudar esta postura, por um país de mais tolerância, igualdade”, disse, pontuando que o governo dele será marcado também pela participação feminina.

Alimentos

Em resposta à pergunta sorteada sobre um eventual incentivo à agricultura orgânica, Ratinho Junior defendeu o desenvolvimento de uma agricultura de precisão. Para ele, esse é o meio de potencializar a produção de alimentos orgânicos. “Temos um potencial maravilhoso, temos avançado muito nisso. Com o nosso projeto de 16 colégios agrícolas podemos potencializar isso”, frisou.

Indagado como fará para colocar em dia o pagamento da advocacia dativa, o candidato afirmou que embora a questão orçamentária no Paraná seja preocupante, a máquina pública será enxugada para que as áreas prioritárias para a população recebam investimentos. “Vamos focar o dinheiro público naquilo que é necessário”, disse.

As ações efetivas que o candidato propõe para garantir transparência e reduzir a corrupção também nortearam as questões apresentadas.  Ratinho disse que em primeiro lugar buscará uma boa equipe e que irá implantar o compliance em todas as áreas do governo.

Cronograma

Na terça-feira (18), serão sabatinados os candidatos Professor Piva (PSOL), Doutor Rosinha (PT) e João Arruda (PMDB). Na quarta-feira (19) a OAB Paraná sabatinará Geonisio Marinho (PRTB), Professor Ivan Bernardo (PSTU), Priscila Ebara (PCO) e Cida Borghetti (PP).

Cada um dos candidatos terá 10 minutos iniciais de fala para apresentar suas propostas. Nos próximos 45 minutos, o participante responderá a perguntas formuladas pela advocacia paranaense, que serão sorteadas pelo mediador. As questões seguirão nove eixos temáticos: educação; saúde; segurança pública; cultura, esporte e lazer; economia; transporte e logística; gestão e representação política; questões ambientais; e temas da advocacia. Os candidatos terão três minutos para responder às perguntas. Ao fim da sabatina, o candidato terá mais cinco minutos para considerações finais.