Jorge Bernardi participa do primeiro dia de sabatina da OAB Paraná

O segundo candidato ao governo do Estado sabatinado pela OAB Paraná na noite desta segunda-feira (17) foi Jorge Bernardi (Rede). Assim como os demais concorrentes ao cargo, ele foi recebido pelo presidente da seccional, José Augusto Araújo de Noronha, responsável pela mediação da sabatina.

Todos os concorrentes ao cargo no Paraná aceitaram o convite da OAB e serão sabatinados até a quarta-feira (19), com exceção do candidato Ogier Buchi (PSL), que cancelou a participação horas antes do início do evento por motivos de força maior.

“É uma alegria estar aqui na entidade que é símbolo da luta pelo estado democrático de direito. Reconhecemos o grande papel que a OAB teve e tem neste momento de tantos extremos”, disse Bernardi ao saudar os presentes. Nos dez minutos iniciais, o candidato apresentou brevemente algumas propostas baseadas em 18 eixos estratégicos para o desenvolvimento sustentável do estado.

Diagnóstico

Bernardi afirmou que, se eleito, o primeiro ato de seu governo será realizar uma auditoria completa no governo do estado. “Vamos diagnosticar a situação e tomar as medidas competentes para sanar os problemas”, disse. “Também vamos cobrar que os demais poderes cumpram seu dever. Eles também têm a função de enfrentar o crime organizado, principalmente os colarinho branco, que são muitas vezes mais perniciosos que estes que estão nas ruas”, disse.

O combate à corrupção também está entre as principais bandeiras de Bernardi.  “Vamos apurar as irregularidades e planejar o Paraná para os próximos 10 anos, envolvendo toda a sociedade”, disse. O objetivo , segundo o candidato, é que em quatro anos o Paraná seja a 4ª economia do país. Ele também se comprometeu a não se candidatar à reeleição caso eleito.

Transparência

Questionado se é favorável à transparência nas folhas de pagamento das universidades, Bernardi afirmou que estas instituições “são um patrimônio” e defendeu  que “a transparência não afeta autonomia delas”. “Num ambiente democrático devemos ter transparência em tudo”, sustentou. Ele adiantou ainda que o ensino técnico será prioridade.

Saúde

“Como garantir mais investimento às demandas crescentes na área da saúde?” Em resposta a esta questão, Bernardi lembrou que a Constituição estabelece que 12% do arrecadado em tributos deve ser investido na saúde. “Ou seja, R$ 3,8 bilhões deve ser o orçamento para o próximo ano”, disse. “É essencial uma mudança de lógica, temos que atuar na área preventiva. Faremos um programa de ‘checkup’, que permitirá que todos os paranaenses tenham acesso a no mínimo a três exames laboratoriais por ano”, pontuou.

Segurança

Em resposta ao questionamento sobre o imbróglio da superlotação nos presídios, o candidato se comprometeu a enxugar a máquina pública e a investir na área da segurança pública. “Vamos enxugar os gastos da administração, os gastos de custeio e teremos, assim, recursos para investir e atender às demandas da sociedade”, ressaltou.

Cultura

Em relação à cultura, Bernardi foi consultado se possui planos específicos para a Companhia de Dança do Teatro Guaíra.  “A cultura não é vista como um fator de desenvolvimento para alguns candidatos. Nós vamos priorizar a cultura.  O Balé do Teatro Guaíra será transformado num instrumento de divulgação da cultura do Paraná”, garantiu.

Estrutura

Indagado acerca da ampliação e investimentos na malha aérea do Paraná, Bernardi defendeu ser essencial reduzir o ICMS do querosene que, segundo o candidato, “está inviabilizando as linhas aéreas em nosso estado”. “Estamos perdendo competitividade no nosso maior ponto turístico, que é Foz do Iguaçu, por causa disso. Faremos parcerias que irão viabilizar os aeroportos regionais. Temos 15 cidades, como Paranaguá, Cascavel e Pato Branco, onde podemos ter uma rede de transporte regional”, disse.
Sobre as políticas públicas para erradicar os bolsões de pobreza no Paraná, Bernardi afirmou que irá regionalizar o estado. “Algumas regiões são desenvolvidas como a Bélgica, outras têm os piores indicadores. Temos que olhar o território como um todo e passar a atuar nas regiões mais deprimidas economicamente”, defendeu.
Questionado sobre sua posição em relação à Escarpa Devoniana, Bernardi sustentou trata-se de “um patrimônio da humanidade”. “Nós temos que pensar não apenas na nossa geração, mas nas futuras. Não vamos aceitar a liberação deste patrimônio da humanidade, somos a favor do desenvolvimento, mas do desenvolvimento sustentável”, disse.

Advocacia dativa

“O senhor é a favor da manutenção da advocacia dativa? Como colocar em dia o pagamento?”. Em resposta a esta pergunta, Bernardi afirmou não apenas ser a favor, como relatou que ele mesmo, como advogado, já fez centenas de defesas de forma dativa. “Nunca recebi, entretanto, nenhum centavo. Este, inclusive, é um dos itens do nosso plano de governo. Temos que colocar em dia estes pagamentos. Vamos ampliar este convênio e pagar em dia o advogado. É o mínimo que se espera de um governo”, disse.
“Quando se exerce uma função pública, você está servindo a população. Não se admite mais o nível de corrupção que chegamos. A transparência será viabilizada por meio de um conselho de compliance no meu governo, que irá analisar todas as licitações. O Brasil está mudando. Vamos fazer com que o tema corrupção seja discutido nas escolas, criando uma geração que combata a corrupção. É nos pequenos atos que faremos a diferença”, conclui o candidato.

Cronograma

Na terça-feira (18), serão sabatinados os candidatos Professor Piva (PSOL), Doutor Rosinha (PT) e João Arruda (PMDB). Na quarta-feira (19) a OAB Paraná sabatinará Geonisio Marinho (PRTB), Professor Ivan Bernardo (PSTU), Priscila Ebara (PCO) e Cida Borghetti (PP).

Cada um dos candidatos terá 10 minutos iniciais de fala para apresentar suas propostas. Nos próximos 45 minutos, o participante responderá a perguntas formuladas pela advocacia paranaense, que serão sorteadas pelo mediador. As questões seguirão nove eixos temáticos: educação; saúde; segurança pública; cultura, esporte e lazer; economia; transporte e logística; gestão e representação política; questões ambientais; e temas da advocacia. Os candidatos terão três minutos para responder às perguntas. Ao fim da sabatina, o candidato terá mais cinco minutos para considerações finais.

Leia também:

Ratinho Júnior abre série de sabatinas com candidatos ao governo do estado