Reportagem da RPCTV destaca júri em Guarapuava

O júri popular do casal envolvido no assassinato do procurador de Chopinzinho, Algacir Teixeira de Lima, foi destaque na imprensa paranaense. A RPCTV acompanhou os dois dias de julgamento, realizado em Guarapuava. Os réus Elvi Aparecida Haag Ferreira e Nilton Ferreira foram condenados por ter contratado Darci Lopes de Aquino para matar o advogado. Lima foi morto em 16 de março de 2015 na frente das duas filhas pequenas.

Em entrevista à RPCTV, o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, destacou que a Ordem acompanhou o júri para garantir a ampla defesa e contraditório. “Represento 58 mil advogados que querem uma resposta pelo assassinato de um colega”, afirmou.

Noronha acompanhou o julgamento do início ao fim com os conselheiros federais Cássio Telles e  Edni Andrade Arruda, o presidente e a vice-presidente da subseção de Guarapuava, Marcos Antonio Maier Carvalho e Maria Cecília Saldanha, respectivamente, e os presidentes das subseções de Pato Branco, Eduardo Munaretto, e de Palmas, Eduardo Tobera Filho.

Confira a íntegra da reportagem

O júri popular começou na quarta-feira (29), suspenso durante a noite, e retomado na quinta (30). Durante os dois dias, foram ouvidas 12 testemunhas, entre acusação e defesa, além do interrogatório dos réus.

O debate entre a promotoria e a defesa durou mais de 12 horas até a decisão da sentença. Com o veredito, Elvi foi levada a 5ª Subdivisão Policial (SDP) de Pato Branco e Nilton a Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão.

O ex-prefeito da cidade, Leomar Bolzani, continua aguardando decisão do Tribunal quanto ao recurso impetrado. Se a decisão de levar o acusado a júri popular for mantida, o próximo passo será definir uma data para a realização do julgamento.  Os outros acusados são Darci Lopes de Aquino, João Rosa do Nascimento, Jeferson Rosa do Nascimento e Giovane Baldissera.