Representante no CNJ e conselheiro federal da OAB-MS participa da reunião do Conselho Pleno

O conselheiro federal da OAB Ary Raghiant Neto, da seccional do Mato Grosso do Sul, participou da sessão do Conselho Pleno da OAB Paraná nesta sexta-feira (13). O advogado, que também representa a Ordem no Conselho Nacional de Justiça  (CNJ), foi convidado a compor mesa com a diretoria. Ele manifestou sua admiração pela seccional “irmã” e também ouviu demandas da advocacia paranaense.

“O conselheiro federal Raghiant Neto é um dos advogados mais preparados do sistema OAB e tem papel fundamental nas lutas da entidade no Congresso Nacional, em especial aquelas que versam sobre a defesa da profissão e das nossas prerrogativas”, declarou o presidente da seccional paranaense, José Augusto Araújo de Noronha.

Raghiant Neto  veio à sede da OAB Paraná fazer sua inscrição, pois também vai atuar neste estado por motivos pessoais. O presidente da seccional deu as boas-vindas ao advogado que, por sua vez, agradeceu a acolhida. “A OAB Paraná tem uma gestão de vanguarda”, disse o conselheiro, que também destacou a atuação dos conselheiros paranaenses no Conselho Federal e a participação em nível nacional do presidente Noronha.

Membros do Conselho Pleno também fizeram votos de boas-vindas e aproveitaram a presença do representante da advocacia no CNJ para abordarem questões de interesse da categoria, como as revistas em tribunais e os horários de atendimento dos magistrados. Advogados que atuam lá relataram que um dos maiores desafios é a falta de perspectiva sobre o quando um processo entrará na pauta, o que os leva a participarem reiteradamente de seções do Conselho Nacional de Justiça na tentativa de fazer uma sustentação oral.

Na oportunidade, o presidente Noronha anunciou que a seccional irá enviar um documento ao CNJ manifestando a indignação da advocacia em relação à falta de previsibilidade da pauta órgão.