Representantes da subseção de Arapongas se reúnem com prefeito para tratar de segurança pública

Representantes da OAB Arapongas, presidida pelo advogado José Vitor Al Majida Almeida Junior, se reuniram nesta segunda-feira (27) com o prefeito da cidade, Sérgio Onofre da Silva. Eles trataram sobre a falta de atendimento aos advogados na carceragem municipal. Também participaram do encontro o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Luiz Yakomizo; o diretor do Centro de Reintegração Social de Londrina (Creslon), Reginaldo Peixoto; os advogados Rogério Constantino e Victor Carnavalle, membros da Comissão de Prerrogativas da subseção; e representantes do Depen-PR.

O tópico central do encontro foi a situação da Cadeia Pública de Arapongas, localizada no Centro da cidade. Embora a comunidade local aguarde a construção do Centro de Detenção Provisória (CDP), a obra ainda foi autorizada pelo governo do Paraná. Superlotada, a Cadeia Pública vem enfrentando vários problemas, devido à falta de estrutura adequada.

A conversa resultou no compromisso do administrador da cidade em dar mais atenção aos advogados e construir um parlatório com recursos do município, do estado e da OAB. “Com o parlatório, os advogados terão espaço adequado para tratar assuntos voltados à situação de cada preso de forma privada, com condições dignas para ambas as partes”, destaca o presidente da subseção.

Para o prefeito, trata-se de uma medida provisória, enquanto não se inicia a construção do Centro de Detenção. “Acreditamos que até março o governador Ratinho anunciará a licitação, dando a ordem de serviço em seguida. Nossa meta prioritária é remover a cadeia do centro da cidade”, afirma o prefeito.