Representantes das comissões da OAB Paraná concedem entrevistas ao Programa Justiça para Todos

Representantes das comissões da OAB Paraná concederam entrevistas sobre os desafios e perspectivas de suas áreas de atuação ao Programa Justiça para Todos, da rádio E-Paraná. A advogada Berenice Reis Lessa, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, falou sobre a acessibilidade urbana e as obrigações básicas das escolas e universidades em relação ao ensino inclusivo (confira aqui).

Outro convidado do Justiça para Todos foi o advogado Carlos Arauz Filho, presidente da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio. Na entrevista, ele abordou as principais demandas nacionais relacionadas ao Direito Agrário, além de pontuar as dificuldades e desafios dos produtores rurais (confira aqui)

Em outra oportunidade, o secretário da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio da OAB Paraná, Gabriel Placha, falou sobre ele falou sobre a representatividade do agronegócio no país, que representa hoje 32% do PIB nacional (confira aqui)

O presidente da Comissão de Gestão Pública, Transparência e Controle da Administração, Luciano Elias Reis, explicou aos ouvintes como funcionam as licitações no país e tratou dos problemas mais comuns nos processos licitatórios, como as fraudes. O advogado também esclareceu de que forma uma empresa pode participar de licitações, mencionando as vantagens das mesmas para o poder público e a sociedade (confira aqui).

O advogado Bernardo Strobel Guimarães, secretário da Comissão de Direito da Infraestrutura e Estudos das Concessões Públicas, trouxe aos ouvintes da rádio Educativa mais informações sobre o trabalho desenvolvido pelas agências reguladoras. Ele explicou quais são as principais funções de uma agência reguladora e como funciona esse trabalho na prática (confira aqui).

Já o presidente da Comissão de Responsabilidade Civil, advogado Gabriel Bittencourt, falou sobre o trabalho desenvolvido pela OAB. Ele também elencou os temas em discussão pela comissão e esclareceu como funciona o grupo de pesquisa sobre responsabilidade médica dentro da comissão (escute aqui).

O Justiça Para Todos recebeu ainda o advogado Antônio Carlos Efing, presidente da Comissão de Direito do Consumidor. Ele abordou a polêmica envolvendo a proibição, por alguns estabelecimentos comerciais, da entrada de crianças (confira a íntegra). Ele falou também sobre a aplicação da jurisprudência nesses casos, destacando o papel dos profissionais do Direito na resolução dessas questões.

As entrevistas são produzidas pela Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar). Confira outros destaques no site da Amapar.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Amapar.