Reunião na Seccional discute estruturação do Observatório Social do PR

Uma reunião com participação de diferentes entidades representativas de classe, na sede da OAB Paraná, na manhã desta sexta-feira (17), discutiu a forma de estruturação do Observatório Social do Paraná (OSPR). O presidente da Seccional, José Lucio Glomb, e o vice-presidente, César Augusto Moreno, participaram da reunião que contou também com participação de representantes do Observatório Social do Brasil (OSB).

O diretor do OSB, Sir Carvalho, e a diretora presidente da área executiva do OSB, Roni Enara, apresentaram aos presentes qual a estrutura básica para o funcionamento de um Observatório Social e como esta estrutura deve ser montada, sempre a partir da participação  da sociedade por meio das entidades representativas de classe. Conforme Carvalho, a instalação do OSPR deve acontecer com tranquilidade. “É uma ferramenta da sociedade para muito tempo. Tem que haver muita discussão para concluir o processo”, comentou Sir Carvalho. O presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, disse que a expectativa é instalar o Observatório Social do Paraná até o final deste ano para começar a funcionar efetivamente em 2011. Durante a reunião ficou definido um grupo que vai trabalhar na elaboração da minuta do estatuto do OSPR para apresentar em uma próxima reunião. O vice-presidente da Seccional, César Augusto Moreno, é quem representa a OAB Paraná neste processo.

Além do presidente e vice-presidente da OAB Paraná, a reunião contou com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Rodrigo da Rocha Loures; do presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP), Ardisson Naim Akel; e representanes da diretoria da Associação Comercial do Paraná (ACP), do Conselho Regional de Economia (Corecon), do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), do Instituto Paranaense de Desenvolvimento (IPD), do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Pericias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP), do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Paraná (IBQP), da Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR) e do Observatório Social do Brasil.

A instalação do OSPR surgiu do movimento Paraná Que Queremos. É uma ferramenta de fiscalização do poder público que surgiu em Maringá e hoje está presente em 52 cidades e 9 estados do Brasil. Inicialmente o trabalho é focado na fiscalização das licitações públicas, por meio da anália dos editais e acompanhamento dos processos, com auxílio de voluntários e uso de ferramentas próprias do OSB.