Solenidade credencia novos advogados na OAB Paraná

A secretária-geral adjunta da OAB Paraná, Roberta Abagge Santiago, conduziu a cerimônia de compromisso coletivo de 69 novos advogados nesta terça-feira (23/4), em Curitiba. A solenidade contou com a presença da conselheira estadual Sabrina Zein, que secretariou os trabalhos, e do advogado Fabiano Archegas, a quem coube a missão de saudar os novos profissionais. Após a entrega das habilitações, o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPR), Marco Aurélio Guimarães, também foi convidado a compor a mesa.

A leitura do compromisso foi feita por Anastácio dos Santos Nascimento. Após o juramento, Roberta Santiago acolheu os novos integrantes dos quadros da instituição pedindo que jamais esqueçam de exercer a advocacia com ética e responsabilidade. Ela também destacou os benefícios do Projeto Sexto Ano, concebido para garantir acolhimento e apoio aos novos advogados.

Em meio às lágrimas, a advogada Vanessa Ruchinski Belarmino saudou os colegas e falou sobre sua jornada para se tornar advogada. “Colhemos hoje com cânticos de alegria o que semeamos com lágrimas”, afirmou.

Também em saudação aos colegas, Gabriel Campanhã Lira citou os obstáculos enfrentados por Rui Barbosa e Sobral Pinto, em grande exemplo para os novos profissionais. “No entanto, a advocacia não é apenas olhar para trás. É também elevar e se comprometer com o nome da advocacia hoje. A advocacia não é apenas uma profissão, mas uma vocação para servir”.

Em nome da OAB Paraná, Fabiano Archegas saudou os novos advogados. “Abracem a advocacia com o mesmo amor com que abraçam um pai e uma mãe. Nossa profissão exige informação, estudo e atualização constantes. Somos o instrumento de justiça pelo qual a sociedade tanto anseia e do qual muito precisa”, recomendou Archegas.

No encerramento da solenidade, Roberta Santiago recomendou que os novos advogados se inspirem em exemplos, mas jamais se comparem. “Cada um de vocês tem o dom para construir a própria trajetória profissional, com ética, honestidade e eficiência. O percurso não é fácil, mas quando nos sentimos felizes e realizados com nossa profissão, somos capazes do impossível”.

Rumos

Muitos dos novos profissionais habilitados escolheram o Direito como sua segunda graduação. Confira os depoimentos:

"Direito sempre foi minha paixão, mas no primeiro vestibular passei em Ciências Contábeis e optei por seguir e concluir o curso . Agora, 11 anos depois me torno advogado. Quero atuar na área tributária, permanecendo na empresa de auditoria onde já trabalho. Há muita injustiça no mundo e quero ajudar a combatê-la."

Anderson Soares Corato, 42 anos

"Minha primeira graduação foi em comunicação com habilitação em Relações Públicas. Queria estudar Direito, mas esperei primeiro a formação dos meus dois filhos. Há alguns anos consegui uma bolsa parcial. Gosto do direito penal, mas pretendo atuar no cível. Chegar aqui não foi fácil. Agradeço o apoio do professor Roberto Siquinel."

Nali Joceli Fabri, 63 anos

"Sou tecnólogo em gestão de empresas e graduado em Administração. Depois de 18 anos atuando nessas áreas, já casado e pai de uma filha, quis ampliar os horizontes com o estudo do Direito. Pretendo atuar na área trabalhistas e já estou fazendo o curso oferecido pela ESA para habilitar os iniciantes para a advocacia dativa."

Paulo Roberto Gomes, 45 anos

"Sou formada em Letras, mas acabei construindo minha vida profissional em uma empresa voltada para a medicina do trabalho. O Direito é uma escolha natural para me especializar na área. Já tenho planos para fazer uma pós-graduação no segundo semestre e quero conhecer mais sobre as comissões da OAB Paraná."

Patrícia Erik Bronze Messina, 41 anos