Solenidade de compromisso coletivo recebe 68 novos advogados na OAB Paraná

Em compromisso coletivo conduzido pela advogada Fernanda Valério, diretora da jovem advocacia da OAB Paraná, a seccional entregou as credenciais a 68 novos advogados no auditório da OAB Paraná nesta terça-feira (26/4).

“Essa é nova casa de vocês. Usem os espaços. Não existe fórmula mágica para o sucesso, mas há elementos para isso. Um deles é conhecer os projetos e serviços da OAB Paraná e da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná”, ressaltou Fernanda Valério antes da exibição do vídeo sobre o programa Sexto Ano, o primeiro da jornada dos novos profissionais na advocacia.

Comprometimento

Jeferson Eliazar Fontanetto, 45 anos, fez a saudação em nome do grupo. Muito emocionado, ele destacou que a importância da paixão e do comprometimento na profissão que abraça. “Exerçamos a nossa profissão com o mesmo compromisso que vemos nos nossos pares que atuam aqui na OAB Paraná. Se nossa vida fosse um livro, teríamos escrito somente o prefácio. A partir de amanhã começamos a página número 1”, destacou.

Hellen Fernanda de Castro, 24 anos, também fez uma saudação em nome dos compromissandos, destacando que o desafio é ainda maior para as advogadas. “Atuo como assistente jurídica num escritório e agora vou poder advogar no campo do Direito Bancário. Gosto dos ramos do Direito Civil e para me aprimorar comecei uma pós-graduação na ABDConst. A faculdade me deu uma boa base e consegui aprovação no Exame de Ordem de primeira. Agora também pretendo me integrar às comissões da OAB Paraná. Tenho interesse na CAI, na CMA e nas comissões de Diversidade Sexual e de Gênero e de Direitos Humanos”, disse antes do início da solenidade.

A ouvidora Márcia Dresch fez a saudação oficial da seccional aos novos profissionais. “Cumpre aos senhores e às senhoras decidir com o que seus corações batem e que legado querem deixar”, disse citando em seguida um trecho da Oração aos Moços, de Ruy Barbosa.

Trajetórias

Confira os depoimentos de alguns compromissandos

“Eu havia começado o curso de Direito há cerca de duas décadas, em Campo Mourão. Depois me casei e fui morar em Londres, o que foi muito bom por um tempo. Voltei para o Brasil, mais especificamente para Guaratuba e concluí a graduação lá. Pretendo atuar na área criminalista e contar com o apoio do Programa Sexto Ano. Acho até que as faculdades podiam divulgá-lo mais porque os bacharéis saem do curso despreparados para questões de gestão e atendimento ao cliente.”

Valdemir Rodrigues de Almeida Neto, 42 anos

“Por muito tempo atuei na área da saúde, mas sem curso superior. Também fui diretor do Procon, em São Bento do Sul, Santa Catarina. Ao deixar esse cargo, resolvi cursar Direito em Mafra, que é minha cidade de origem. Pretendo advogar nos ramos trabalhista, previdenciário e também em questões consumeristas, aproveitando a experiência no Procon. Para me aperfeiçoar pretendo contar com os cursos oferecidos pela Escola Superior de Advocacia da OAB Paraná.”

Allison Ricardo do Prado, 39 anos

“O curso de Direito é minha primeira graduação. Eu considerava que tinha vocação para atuar nessa área, mas primeiro formei minha família, esperei os filhos crescerem. Me graduei pela Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná, em Araucária. Agora pretendo atuar aqui em Curitiba, onde moro, no campo previdenciário e administrativo. Também pretendo participar das atividades da Ordem para conhecer outros profissionais e trocar experiências.”

Maria de Fátima Ribeiro dos Santos, 69 anos