Solenidade inclusiva marca compromisso de 84 novos advogados

Uma cerimônia on-line, realizada na manhã desta terça-feira (14/6) pela OAB Paraná, tomou o compromisso coletivo de 84 novos advogados. Uma das compromissandas foi a advogada Mariana Viana Nascimento Silva, de Loanda, que tem deficiência auditiva. Com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a solenidade foi conduzida pelo vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka. Também tomaram parte da solenidade a diretora da Jovem Advocacia da OAB Paraná, Fernanda Valério, como secretária de mesa, e o conselheiro seccional Eduardo Tobera Filho, a quem coube saudar os novos advogados.  Após a abertura da cerimônia e a execução do Hino Nacional Brasileiro, os bacharéis fizeram o juramento, seguindo as palavras proferidas pelo compromissando Roberto Antônio Vindica, de Londrina. “Tenho certeza de que serão excelentes advogados e advogadas aqueles que durante toda a vida profissional seguirem o que acaba de ser dito”, afirmou Deneka.

Falando em nome dos colegas, a nova advogada Andressa Fernanda Monteiro, de Apucarana, citou que novos desafios se colocam para todos os que agora ingressam na profissão e lembrou a importância do trabalho da classe para a defesa da cidadania. Gabriel Balestrin Frizzo, de Curitiba, também dirigiu-se aos colegas e aproveitou a ocasião para conclamá-los à união da classe.

Vitória Sumaya Yoshizawa Tauil, de Jacarezinho, agradeceu à OAB pelo cuidado de manter as provas mesmo sob a pandemia. “É um privilégio fazer parte desse conselho de classe. Esta ocasião foi sonhada desde o primeiro dia de aula”, citou. Renato Zukauskas, de Pitanga, também ressaltou a importância da data. “Quero deixar meu exemplo, pois já passei dos 50 anos, militei no radiojornalismo e agora me torno advogado neste momento em que, mais do que nunca, a justiça precisa ser feita. Devemos honrar a profissão e andar com as prerrogativas embaixo do braço, para segurança de toda a sociedade. Que possamos exercer com honra e dignidade a nossa profissão”, disse.

Mensagens

Na saudação aos novos profissionais, Tobera Filho mencionou sua própria trajetória no sistema OAB e recomendou a todos perseverança. “Somos no Paraná 80 mil advogados lutando pela honra, pela dignidade, pelo patrimônio, pela liberdade e pela própria vida dos nossos clientes. Nossa profissão, como todo o respeito às demais, é a mais importante. A OAB, nossa entidade, é a mais respeitada do país. Como dizia Sobral Pinto, a advocacia não é profissão para covardes. Somos a trincheira contra o arbítrio, a voz da sociedade. Cuidem bem desta profissão. Como prevê a Constituição Federal, coloquem-se no mesmo patamar do Ministério Público e do Judiciário. Contem com a OAB 24 por dia se houver qualquer ofensa às prerrogativas e à dignidade profissional”, frisou.

Ao dirigir-se aos participantes, Fernanda Valério cumprimentou especialmente Mariana Viana Nascimento Silva e, em sua mensagem, lembrou que é preciso garra para os desafios que se avolumam, agravados pelo grande números de faculdades e de profissionais. “Temos projetos desenvolvidos para advocacia  iniciante. Nos cinco primeiros anos, vocês terão anuidade reduzida e poderão contar com diversos programas de apoio para esses passos profissionais iniciais”, citou. Fernanda falou ainda dos serviços à disposição da classe na Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), dos cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA), do TED e destacou que a OAB deve ser o segundo lar de todo o advogado. “Utilizem essa casa, façam parte das comissões, consultem o Manual da Advocacia Iniciante, um e-book escrito por jovens profissionais com dicas essenciais para quem está no início da carreira. Ruy Barbosa afirmou que o advogado pouco vale em tempos calmos. Pois bem, vivemos tempos turbulentos, com muito a ser feito. Sejam bem-vindos, sejam sucesso”, declarou.

Em sua mensagem final, Deneka não escondeu a emoção ao falar aos novos profissionais. “A vida na advocacia tem glamour, mas também responsabilidade. Dou a vocês três conselhos: o primeiro é para que sejam éticos consigo próprios, com os colegas e com os clientes, não aceitem honorários aviltantes e nem assumam causas nas quais não acreditem. O segundo conselho: trabalhem com paixão pelos clientes, pelas causas da advocacia e também pelas da sociedade; pelas liberdades, pela igualdade, pela democracia. Por fim, recomendo que cobrem o respeito às prerrogativas profissionais, que são a maior segurança que temos para exercer a profissão e defender o direito daqueles que em nós deposita sua confiança”, exortou.

Participação efetiva

“É de suma importância a participação dos advogados e das advogadas com deficiência na cerimônia de compromisso coletivo.  O processo de inclusão é uma via de mão dupla, que envolve a participação conjunta da pessoa com deficiência e da sociedade”, afirma o presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência, Walney Coleto Subtil. Ele lembrou que a OAB Paraná busca proporcionar a plena participação dos integrantes da advocacia com deficiência em todos os eventos promovidos, especialmente as pessoas com deficiência auditiva, ao disponibilizar intérprete de Libras.

”Futuramente será colocado à disposição o recurso de legendas para aqueles que participarem de forma virtual. Essas ações visam atender as diretrizes do Plano de Valorização do Advogado e da Advogada com Deficiência,  contempladas pela Resolução do Conselho Seccional nº 04/2018. É a OAB Paraná comprometida e preocupada com a inclusão. O lema é ‘Nada sobre nós sem nós’. Daí a importância da participação, individual ou coletiva, das pessoas com deficiência na vida social”, concluiu.