Subseções de Cascavel e Pato Branco reúnem candidatas em diálogo sobre participação da mulher na política

Com o intuito de colocar em prática as premissas da Cartilha Participação das Mulheres na Política: seja um fiscal do povo, fruto de uma parceria entre a OAB Paraná, o Ministério Público Eleitoral, o Ministério Público do Paraná e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, as subseções de Pato Branco e Cascavel promoveram uma roda de conversa com as candidatas a vereadora nas cidades.

De acordo com o presidente da subseção, Jânio Santos de Figueiredo, o evento promovido pela Comissão da Mulher Advogada possibilitou um diálogo sobre a legislação eleitoral referente a cotas, fundo partidário, percentual de gênero, contas bancárias, emissão de notas fiscais, responsabilidades com a Justiça Eleitoral, e outros temas. Cerca de 50 candidatas compareceram à sessão.

A subseção realizará outro encontro na segunda-feira (26), com candidatas de cidades da região de abrangência da OAB –  Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Coronel Vivida, Itapejara D’oeste, Mariopólis, São João, Sulina e Vitorino.

Em Cascavel, a subseção e o Ministério Público Eleitoral lançaram a campanha Mulheres na Política. “Com um grupo de advogadas e advogados presentes na sede da OAB fizemos uma exposição sobre as diretrizes da campanha – parte focada na fiscalização das candidaturas laranja, e outra no sentido de integrar as comissões da Mulher Advogada e da Advocacia Eleitoral em ações de conscientização, empoderamento e estímulo à participação da mulher na política”, esclareceu Jurandir Parzianello.

O presidente da OAB Cascavel enalteceu a necessidade da reflexão coletiva sobre o modelo de sociedade democrática e de participação igualitária. “O debate foi muito rico, todos os presentes tiveram espaço e voz, principalmente as advogadas ali presentes. A OAB estará nas quatro comarcas abrangidas pela subseção realizando palestras de qualificação sobre cidadania, o funcionamento dos Poderes, planejamento de políticas publicas, democracia e representatividade”, disse.