TED da OAB Paraná realiza sessões virtuais

A primeira turma do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB Paraná realizou nesta segunda-feira (18), no período da manhã, a sua primeira sessão de julgamento por videoconferência. À tarde, foi a vez da Câmara Especial do TED realizar a sua primeira sessão virtual de julgamentos. Em pauta, estarão três pedidos urgentes de suspensões preventivas.
O TED já havia realizado duas sessões teste e ambas foram bem-sucedidas. A primeira foi com a 2ª Turma e a outra com todos os membros do tribunal.
“A sessão da Câmara Especial pela forma virtual, além de refletir os cuidados da OAB Paraná com o momento pandêmico, também representa grande agilidade e economia para a instituição, uma vez que os colegas do interior não precisam se deslocar à capital para os julgamentos, permanecendo em seus locais de trabalho. Muitos dos 34 membros da câmara especial do TED/PR são do interior do estado”, observa o presidente do TED, Renato Andrade.
Munir Abagge, presidente da primeira turma do TED, conta que todos os membros aprovaram a experiência. “Conversando após a sessão, vimos inúmeras vantagens. Ganhamos, todos os atores deste processo, um tempo valioso, evitando deslocamentos e eventuais atrasos no início da sessão presencial”, disse.
De acordo com Abagge, o procedimento também é vantajoso para os advogados que participaram da sessão enquanto procuradores de partes, pois além de não perder tempo em deslocamentos, não precisaram ficar esperando suas participações por uma, duas ou até três horas, já que este controle do momento da participação do advogado é feito pela secretaria do TED. O advogado pode estar em sua casa ou escritório trabalhando em outras atividades e então é chamado para a sessão, exclusivamente para o julgamento do seu caso.
“Achei extremamente positivo. Claro que sentimos a falta do contato pessoal, mas o calor humano entre os colegas foi, sim, alcançado também pela sessão virtual”, enfatizou Abagge.