Temas da Justiça Federal pautam encontro entre presidente da OAB Paraná e corregedor do TRF4

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, recebeu na tarde desta segunda-feira (25/4) o corregedor regional da Justiça Federal da 4ª Região, desembargador federal Cândido Alfredo Leal Júnior. Assuntos de interesse da advocacia, que envolvem o primeiro grau da justiça federal, estiveram em pauta.

“A cada dois anos a Corregedoria faz uma visita a todas as varas federais. Começamos em outubro do ano passado com as varas do interior. Já passamos por Ponta Grossa, Campo Mourão, Paranavaí, Foz do Iguaçu e Guarapuava. Essa é a primeira vez nesse período que realizamos inspeções em varas de Curitiba. Aproveitamos a oportunidade para fazer uma visita institucional à OAB, colocando-nos à disposição”, explicou o corregedor.

A virtualização dos procedimentos, audiências à distância, sistema de advocacia dativa da Justiça Federal, o quinto constitucional da advocacia no TRF4, a ampliação do tribunal da 4ª Região e a criação de um TRF no Paraná foram alguns dos temas abordados durante o encontro.

Marilena Winter informou o corregedor sobre projetos da seccional que contribuem com o Judiciário, como a criação nas sedes da OAB na capital e no interior dos Escritórios 4.0 – ambiente informatizado, certificado e adequado com toda estrutura necessária para apoiar a advocacia no contexto de uma justiça mais tecnológica. Marilena também comentou sobre o Observatório do Judiciário, com o objetivo de cooperação e diálogo entre as instituições. Estando presente em todo o Paraná, a advocacia pode contribuir identificando os problemas e as necessidades de melhorias na prestação jurisdicional.

O corregedor do TRF4 esteve acompanhado da vice-diretora do Foro da Seção Judiciária do Paraná, juíza federal Anne Karina Stipp Amador Costa. A secretária-geral adjunta da OAB Paraná, Roberta Santiago Sarmento, também participou da reunião.