Toma posse a primeira diretoria da OAB Colombo

A primeira diretoria da OAB Colombo, a 48ª subseção da Ordem no Paraná, criada em fevereiro deste ano pelo Conselho Seccional, tomou posse nesta quarta-feira (14). O advogado Marcos Renan Salvati assumiu oficialmente a presidência com os demais membros da diretoria – os advogados Helinton Andreatta Dalprá (vice-presidente); Maristela Guimarães Cavalli (secretária-geral); Amarildo Pedro Gulin (secretário-geral adjunto) e João Natal Bertoti (tesoureiro).

A solenidade, no Santa Mônica Cube de Campo, foi prestigiada por advogados e autoridades dos municípios que integram a subseção, por conselheiros e diretores da OAB e da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná. A subseção nasce como a 15ª maior do estado, com 573 advogados. Os profissonais atuam em dez municípios: Colombo, Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Itaperuçu, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná.

O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, deu posse aos novos dirigentes e, em seu discurso, explicou a forma criteriosa com que a Seccional paranaense institui novas subseções. A de Colombo foi instalada depois de 14 anos da criação da OAB Bandeirantes. “Só a extrema parcimônia da OAB Paraná é que retardou essa instalação. Em que pese a demora, a Ordem se instala em Colombo de maneira plena. Já autorizamos a utilização de uma sede de 360 m² e a reforma da Sala dos Advogados de Bocaiúva do Sul”, anunciou.

Noronha lembrou das origens do município, povoado por italianos há 140 anos, e observou, citando os sobrenomes dos cinco diretores, que são os descendentes dos imigrantes a escrever agora a história da subseção. O presidente da Seccional apontou aqueles que serão os grandes desafios da nova diretoria – a luta pela construção de um novo fórum para a comarca, a melhoria da qualidade de vida dos advogados e uma batalha corajosa pela redução dos índices de criminalidade na região.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Artur Piancastelli, também saudou a diretoria empossada. Em sua fala, ele enfatizou o acerto do Conselho Seccional em criar a subseção. “A instalação da OAB Colombo torna a Ordem mais representativa e facilita a aproximação da CAA-PR com os advogados, que certamente terão mais atenção e melhor atendimento”, disse.

Piancastelli apresentou ações bem-sucedidas da CAA-PR, como a campanha de vacinação, que atingiu 50 mil advogados e dependentes. “A Caixa está presente nas 48 subseções, da mais próxima à mais longínqua. Temos a meta ambiciosa de chegar a 100% dos advogados paranaenses com ao menos um benefício”, disse. O presidente da CAA-PR também garantiu apoio à advocacia de Colombo. “CAA-PR será parceira de primeira hora. Estaremos juntos fazendo da gestão de vocês um enorme sucesso”, afirmou.

Marcos Renan Salvati relatou o histórico de lutas dos advogados da região pela criação da subseção. Ele citou o nome do advogado Marco Antonio Maia Corrêa (ausente por problemas de saúde) como grande incentivador da ideia. “Este é um dos dias mais marcantes da minha vida. Sinto-me orgulhoso da confiança depositada e sabedor dos desafios que se apresentam”, disse.

Trabalhar pelo fortalecimento da subseção, da instituição OAB, pela defesa intransigente das prerrogativas e da valorização dos honorários foram compromissos assumidos pelo presidente da subseção, além de batalhar por “um fórum digno”. O fórum de Colombo, segundo ele, está desmembrado, com varas em espaços inadequados. “A situação é degradante. Vamos brigar, e muito”, garantiu. Salvati também agradeceu a “acolhida calorosa” do presidente Noronha, o apoio dos dirigentes da Seccional e a presença dos colegas presidentes das subseções. Estavam presentes os presidentes da OAB Araucária, André Azevedo;  da OAB São José dos Pinhais, Jaiderson Rivarola; e Guaíra, Luiz Cláudio Nunes Lourenço.

Participaram também da cerimônia o vice-presidente da OAB Paraná, Airton Martins Molina; o secretário-geral adjunto Alexandre Quadros; os conselheiros federais José Lucio Glomb e Flávio Pansieri; a vice-presidente da Caixa de Assistência Daniela Ballão Ernlund; os diretores da CAA-PR José Carlos Dias Neto, Iolanda Gomes e Luciana Carneiro de Lara; os conselheiros estaduais Ítalo Tanaka e Alexandre Salomão; a ouvidora-geral da OAB Paraná Maria Helena Kuss; o presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-PR Maurício Guimarães; o desembargador Antonio Renato Strapasson; e o procurador do município de Curitiba Miguel Kalabaide, entre outras autoridades.