TRE-PR promove seminário sobre igualdade racial na política

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná promove na próxima terça-feira (21/3) o Seminário “Caminhos para a Igualdade Racial na Política”, com o objetivo de debater com a sociedade, em especial com os representantes de partidos políticos, a necessidade de tornar o acesso à política cada vez mais inclusivo, o que pressupõe o tratamento isonômico independentemente da raça.

O evento irá acontecer no auditório do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), das 13h às 20h30. Para participar do seminário, basta se inscrever pelo link Seminário: Caminhos para a Igualdade Racial.
O evento visa discutir a questão da igualdade racial nos âmbitos político e eleitoral, portanto, conta com a participação de convidados que representam diversas instituições, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná (OAB-PR), entidades ligadas à promoção da igualdade racial e servidores do TRE-PR, além de representantes políticos eleitos.

Programação do evento

Após a mesa de abertura, o Seminário contará com palestras sobre o “Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial” e se “Há democracia em um Estado estruturalmente racista?”, com abordagens filosóficas e sociológicas.

Além disso, debates a respeito do “Uso do Fundo Partidário na promoção da igualdade racial”, e referentes às “Vivências da questão racial na perspectiva das mulheres”, com depoimentos de cunho subjetivo, também serão discutidos no evento.

A palestra “Inovações legislativas e questões controversas” visa investigar a proposta de alternativas para as questões levantadas. “Autodeclaração de raça x heteroidentificação”, a Lei 14.532/23, que aumenta a pena para injúria racial, e as “Perspectivas e Propostas para a promoção da igualdade racial no âmbito partidário” também entram em pauta.

Exposições com perspectivas informativas sobre a atuação do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir), miniconferências sobre os “Caminhos para a igualdade racial na política na perspectiva dos jovens” e “ A promoção da igualdade racial pautada em evidências” encerram a palestra.

Confira a programação completa no site da EJE: Caminhos para a Igualdade Racial na Política

Fonte: TRE-PR