Vem aí a fase de realização criativa do II Hackathon da OAB Paraná

No próximo fim de semana advogados, desenvolvedores de software, designers e especialistas em marketing que compõem as 18 equipes em disputa no segundo Hackathon da OAB Paraná estarão reunidos para a etapa final da competição. Como na primeira fase, os times ocuparão o piso térreo da seccional.

A maratona começará às 8h30 de sábado (28/10) e seguirá por 36 horas até as 20h30 de domingo, quando deve sair o resultado após a banca julgadora avaliar o desempenho das equipes. Diferentemente das demais jornadas desse tipo, o Hackathon da OAB Paraná não é um evento isolado de fim de semana. As equipes que estão na competição passaram por uma primeira fase de ideação, em que foram eliminados seis times. As 18 equipes que seguem concorrendo passaram um mês trabalhando no desenvolvimento do produto e fazendo pesquisas de mercado. Agora vão para a segunda fase enfrentar uma série de desafios para melhorar seus protótipos e modelos de negócio.

“Notamos que os hackathons em geral são ambientes ricos em ideias, mas com baixo nível de execução. Queremos mudar isso e premiar os realizadores, por isso dividimos a maratona em duas etapas. A ideação ocorreu na primeira, no dia 30 de setembro. De lá para cá, as equipes tiveram um mês para codificar. Agora, no sábado, os auditores vão apresentar outros desafios para os que seguem na disputa”, explica Rhodrigo Deda Gomes, presidente da Comissão de Inovação e Gestão da seccional, que organiza o Hackathon. “Em vez de premiarmos apenas os criativos, vamos premiar os realizadores criativos. Isso significa que o prêmio não será dado apenas pelo conceito, mas pelo nível de funcionalidade do produto”, pontua.

Organizado para estimular a produção de aplicativos que facilitem o trabalho dos advogados, o primeiro Hackathon foi uma iniciativa inédita da OAB Paraná em 2016. Este ano, com adaptações que garantem mais eficiência na apresentação de soluções, o evento consolida-se no calendário da OAB Paraná. “Mais que pioneirismo, estamos em permanente busca de melhorias para a advocacia. Eventos com o Hackathon são a prova de que podemos agregar à OAB Paraná os melhores talentos do ecossistema de inovação. E isso traz ganhos para todos”, afirma o presidente da seccional, José Augusto Araújo de Noronha.

Confira aqui o regulamento do II Hackathon da OAB Paraná.