Vera Karam toma posse como diretora da Faculdade de Direito da UFPR

A professora Vera Karam de Chueiri tomou posse nesta segunda-feira (1º/8) como diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Vera, que foi vice-diretora na gestão recém-encerrada, é a primeira mulher a ocupar o cargo.

Em seu discurso de posse, a nova diretora citou Clarice Lispector para recordar toda a sua história com a universidade. Tal qual o narrador de A hora da estrela, perguntou: “Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer?”. Para ela, o início na UFPR se deu em 1982, quando ingressou no curso de Direito. “De lá para cá sou eu na Universidade Federal e a Universidade Federal em mim”, disse.

Após a formatura em 1987, Vera fez mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado na The New School for Social Research, de Nova York. Em 2015, esteve por alguns meses na Universidade de Yale, no estado norte-americano de Connecticut, como professora visitante.

“Ao me formar, recebi o grau do professor Riad Salamuni e espero que seu exemplo sempre me guie”, destacou, tomada de emoção pela lembrança da família, a quem fez menção especial. “Agradeço aos Karam e ao Chueiri pelo colorido do cotidiano”, pontuou.

Sob as atenções de uma mesa e de uma plateia repleta de autoridades do mundo acadêmico e jurídico — entre elas o reitor da UFPR, professor Zaki Akel Sobrinho; o professor Ricardo Marcelo Fonseca, de quem recebeu o cargo de diretora; o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha; e o professor e conselheiro estadual Rodrigo Kanayama — a professora também fez extensivos agradecimentos aos coordenadores de curso, chefes de departamento, coordenadores de monografia, pesquisa e extensão, servidores e representantes do corpo discente. “Dirigir não é tarefa para um só, mas para ser compartilhada”, afirmou.

Ao mencionar os anos de trabalho em que foi vice do professor Ricardo Marcelo, Vera afirmou ser muito grata pela parceria, “por vezes com divergências, mas nunca sem lealdade” e fez votos de que ela prossiga. “Que nos próximos anos a parceria atravesse a Praça Santos Andrade até o prédio da Reitoria”, disse, sob calorosos aplausos, em alusão à candidatura do professor para a sucessão de Zaki Akel.

No discurso, a professora Vera também defendeu a gratuidade do ensino público, destacando que seu desaparecimento não produz mais justiça nem, tampouco, uma solução para o déficit fiscal.  Aos estudantes, pediu o esforço e a dedicação próprios de quem vive “o melhor tempo de suas vidas”.

Balanço

Após a cerimônia, o professor Ricardo Marcelo fez um balanço positivo dos oito anos em que esteve à frente da diretoria. Além das relevantes conquistas acadêmicas, ele destacou a parceria com OAB Paraná. “Tivemos a oportunidade de trabalhar juntos tanto pelo ensino jurídico quanto nas parcerias científicas e de projetos. Os doutores Alberto de Paula Machado e José Lúcio Glomb, ex-presidentes da OAB Paraná, foram valiosíssimos no diálogo com a minha gestão. Neste ano, o atual presidente, José Augusto Araújo de Noronha, tem sido um grande parceiro da UFPR e de toda a comunidade acadêmica. Por isso, sou muito grato”, afirmou.