Inscrições de processos para a XVII Semana Nacional da Conciliação podem ser feitas até o dia 21 de outubro

As inscrições dos processos para participar da XVII Semana Nacional da Conciliação podem ser feitas até o dia 21 de outubro. No âmbito do Estado do Paraná, a iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) será coordenado pela 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).

Com o conceito “Conciliação: Menos Conflitos e Mais Recomeços”, a 17ª edição da Semana Nacional de Conciliação será realizada entre 07 a 11 de novembro de 2022.   As audiências de conciliação realizadas ao longo da semana são orientadas pela Resolução CNJ n. 125/10, que estabelece procedimentos para o tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário. Os princípios norteadores da resolução são a informalidade, simplicidade, economia processual, celeridade, oralidade e flexibilidade processual. A meta é resolver os conflitos diante da Justiça em menos tempo, com menos burocracia e contribuição de todas as partes envolvidas.

Confira o roteiro preparado pela 2ª Vice-Presidência do TJPR:

Ações não ajuizadas
Para solucionar litígios ainda não ajuizados, o interessado pode entrar em contato o CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – mais próximo de sua residência (clique para acessar a relação de Cejusc´s –Tabela Contato CEJUCs

Processos em curso
Caso já exista processo em andamento, o interessado deverá preencher o formulário de inscrição online (disponível no link: https://portal.tjpr.jus.br/portletforms/publico/frm.do?idFormulario=5806), ou entrar em contato diretamente na vara de origem do processo, para pedir a inclusão até 21 de outubro de 2021.

Para grandes litigantes, envolvendo ações em massa, disponibiliza-se o acesso de comunicação o e-mail da 2ª Vice-Presidência (http://2vice@tjpr.jus.br), devendo ser apresentado preposto com poderes para transigir  com indicação de Comarca e Unidade Judicial.

Após a solicitação, o processo será analisado, e caso selecionado, as partes serão informadas sobre o dia, horário e local onde será realizada a sessão de conciliação.

Dúvidas e informações
Contato telefônico
(41) 3200-2782
(41) 3200-2775

E-mail
2vice@tjpr.jus.br

* Veja AQUI o endereço e contato do Centro Judiciário de Solução de Conflitos da sua cidade
** Faça AQUI o seu cadastro na Semana Nacional de Conciliação.