Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (19/9), o Centro de Curitiba tem sido ponto de encontro para quem busca uma chance de entrar — ou voltar — para o mercado jurídico. A primeira edição da Feira de Oportunidades da OAB Paraná está reunindo centenas de pessoas no Coworking Aldeia, no Shopping Estação, com uma proposta clara: conectar profissionais do Direito a oportunidades reais de emprego e crescimento profissional.
Com entrada gratuita e aberta ao público, o evento acontece hoje e amanhã (20/9), com mais de 100 vagas de trabalho oferecidas por 33 expositores, entre escritórios de advocacia, departamentos jurídicos de empresas e consultorias de RH. Há oportunidades para todos os perfis — advogados, estagiários, bacharéis, acadêmicos de Direito e também profissionais da área administrativa.
Conhecimento que impulsiona
Quem passa pelos corredores da feira percebe que o clima é de expectativa, mas também de aprendizado. Além dos estandes com processos seletivos em andamento, a programação inclui uma série de palestras e painéis temáticos voltados para o desenvolvimento profissional.
Durante o dia, os participantes têm acesso a palestras e orientações práticas sobre entrevistas de emprego, dicas para se destacar na busca por uma vaga, habilidades e competências em alta no mercado jurídico, e até conteúdos sobre o uso da inteligência artificial no trabalho jurídico — um tema que vem ganhando espaço nas rotinas dos escritórios e departamentos jurídicos.
Outros destaques da programação incluem saúde mental e inteligência emocional na advocacia, conselhos de gestão de carreira, além de debates sobre diversidade e inclusão, como parte do projeto Chama – Benefícios da Diversidade e Inclusão.
Conexões que fazem a diferença
Advogado há 30 anos, Ismael Souza Araújo aproveitou a oportunidade para distribuir currículos aos expositores do evento. “Sou do Rio de Janeiro e estou há oito anos em Curitiba. O mercado está precisando de um espaço como esse para divulgar as vagas de trabalho”, pontuou.
Após um período advogando em Portugal, Nádia Serpa e Marco Antônio Serpa encontraram na feira promovida pela OAB Paraná uma oportunidade para estabelecer conexões com outros profissionais. “O evento é maravilhoso e muito importante para mostrar o trabalho dos advogados”, disse Nádia. Marco Antônio elogiou a iniciativa da seccional. “A Ordem dos Advogados de Portugal não tem nenhuma iniciativa parecida com esta. Aqui os advogados têm a possibilidade de empreender, de estabelecer conexões, é maravilhoso”, elogiou.
Andreas Zapelin Bernal, estudante de direito, veio acompanhado da mãe, Sarah Zapelini Martins, que também é advogada, e aproveitou a Feira de Oportunidades para saber um pouco mais sobre as diferentes áreas e oportunidades no direito. “Estou no primeiro ano do curso e vim para conhecer as possibilidades de atuação”, explicou.
Amanda Fagundes, estudante de direito, também aproveitou a oportunidade para conhecer as ofertas de estágio e ampliar o networking. Ela e o colega de faculdade, Matheus Silva, souberam do evento pelo núcleo de práticas jurídicas que participam. “É uma iniciativa muito interessante para estabelecer novas conexões de trabalho”, disse Amanda.
A advogada iniciante Amanda Pires atua como autônoma há três anos, e aproveitou a oportunidade para buscar novas oportunidades. “É uma iniciativa muito interessante, principalmente para nós que somos advogados iniciantes. É uma oportunidade que a gente pode ter contato direto com as empresas e tudo mais”, avaliou.
O bacharel Walisson Borges, chegou há poucos meses de Goiás e esteve no evento em busca de uma vaga na área administrativa enquanto presta o Exame de Ordem para poder atuar como advogado. “Colei grau em janeiro deste ano e vim para Curitiba apostando em uma oportunidade de trabalho, em crescimento. Estou aqui há cinco meses nessa luta. Esse é uma excelente oportunidade, até porque o mercado é cada vez mais competitivo”, disse.
Organização
Segundo os organizadores, a proposta é não somente facilitar contratações imediatas, mas também criar um banco de talentos que possa ser utilizado ao longo do tempo por empresas e escritórios participantes — inclusive com a participação remota de interessados e empregadores do interior do estado.
Fernanda Valério, diretora da Jovem Advocacia da OAB Paraná, destacou a importância de aproximar os departamentos jurídicos, os jovens empregados, os estagiários e os escritórios de advocacia. “Sabemos que muitos têm receio de chegar a um grande escritório e se apresentar ou entregar o currículo”, comentou. “Foi muito empolgante ver todos interagindo e estabelecendo contatos”, acrescentou.
Para o presidente da Comissão de Advocacia Corporativa da OAB Paraná, Alexandre Mariath, o evento foi um sucesso e cumpriu o seu propósito. “Empresas e escritórios estão anunciando e preenchendo vagas”, contou. Segundo ele, mais de 800 pessoas se inscreveram para participar do evento. “É uma satisfação para a nossa comissão ter contribuído para a realização deste evento”, disse.









Confira os Escritórios e Departamentos Jurídicos participantes:
Andritz Brasil Ltda
Arruda Alvim Aragão & Lins
Bogo Advocacia e Consultoria
EOS Capital Humano Ltda
Filla e Munhoz da Rocha Advogados Associados
Gaia Silva Gaede & Associados
Jose Carlos Skrzyszowski Junior Advogados Associados
Kuster Machado Advogados
Leal e Varasquim Advogados
Ludkevitch Tourinho Gomes Sociedade de advogados
MadeiraMadeira Comércio Eletrônico S.A
Madero Indústria e Comércio S.A.
Marins Bertoldi Advogados
Martinelli Advocacia Empresarial
Maternidade e Cirurgia Nossa Senhora do Rocio S/A
Mazutti Ribas Stern - Sociedade de Advogados
Muniz Neves Sociedade Individual de Advocacia
Neiva De Lima, Zanicotti - Advogados
Oliveira, Rocha & Rezende Advogados
Pironti e Moura Advogados Associados
Radar da Gestão Ltda
RHF Talentos - unidade Boqueirão
Roveda & Marcelino Sociedade de Advogados
Sanfilippo Sociedade Individual de Advocacia
Sbrissia Bega & Alarcao Advogados Associados
Senff Contact
Sociedade Rádio Emissora Paranaense
Vernalha Pereira Advogados
Zappa & Peluso Advogados
Unilehu
