Presidentes de subseções tiveram informações sobre gestão administrativa e financeira

O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, abriu os trabalhos do período da tarde, no 1º Colégio de Presidentes de Subseções, realizado nesta sexta-feira (18), no dia seguinte à cerimônia de posse dos novos dirigentes.  Os presidentes deram continuidade à pauta do encontro, tratando de temas relacionados à Tesouraria.

Antes de iniciar os trabalhos, Telles comentou sobre a solenidade da noite anterior, que empossou todos os presidentes e conselheiros seccionais, e manifestou sua alegria e satisfação de ter recebido muitas delegações do interior. “Começamos muito bem a nossa gestão”, disse. “A própria realização do 1º Colégio de Presidentes mostra que viemos para comemorar, mas também para começar a trabalhar, inaugurando os nossos projetos para os próximos três anos”, destacou.

O diretor tesoureiro Henrique Gaede acompanhou o primeiro tema e expôs a sua impressão em relação à Tesouraria. “Não foi surpresa para mim encontrar um setor muito organizado, com pessoas comprometidas com a Ordem. Mas, a cada gestão que se sucede, o nosso compromisso é sempre fazer um pouco melhor e esse será o nosso papel”, afirmou.

A gerente financeira Meire Ribeiro Fankin e o gerente contábil Rogério Cesar de Oliveira repassaram informações sobre prestação de contas, notas e recibos, ajudas de custo, inadimplência, recebimento de valores na subseção, aquisição de equipamentos e controle patrimonial. A gerente de Recursos Humanos, Maria Mônica Kohut, também forneceu orientações sobre contratação, deveres e benefícios proporcionados aos colaboradores.

Caixa de Assistência – O novo presidente da CAA-PR, Fabiano Piazza Baracat, adiantou alguns dos novos projetos que devem ser implementados nesta gestão, em Curitiba e no interior. Segundo Baracat, uma das propostas é estimular o e-commerce, a partir da plataforma já em funcionamento.

O presidente da CAA-PR pediu aos presidentes que indiquem delegados atuantes para representar a Caixa de Assistência em suas subseções. “Quanto melhor a atuação do delegado, melhor vai ser a presença da CAA-PR”, disse.

O último assunto da pauta foi captação de recursos para eventos, abordado pelo conselheiro federal Airton Molina e pelo ex-presidente da OAB Maringá, Marcelo Costa. O modelo adotado para a realização do Conjuri, um dos maiores eventos jurídicos do estado, foi apresentado por Costa, que incentivou os presidentes de subseções a também promoverem seus congressos em parceria com instituições de ensino de suas regiões. “A OAB é a instituição civil de maior respeito no Brasil. Quando vamos em busca de patrocínio, devemos levar a marca da OAB como algo a ser valorizado pelo comércio, pela indústria, pela prestação de serviços”, propôs.

Encerramento – Cássio Telles encerrou o evento convidando os presidentes de subseções a trazerem seus diretores para também conhecerem a Seccional. “Tivemos um dia muito proveitoso. Está nascendo nesse grupo uma amizade que vai perdurar pelos próximos três anos”, comentou.  Por fim, pediu e obteve o apoio dos dirigentes para a realização de um dos projetos de sua gestão, que é percorrer todas as comarcas do Paraná e promover audiências públicas com os advogados.