Órgãos colegiados realizam as primeiras reuniões da gestão

Os Órgãos Colegiados da OAB Paraná fizeram as primeiras reuniões do ano com a nova composição. Os encontros ocorreram na tarde desta sexta-feira (18), na sede da seccional. Estiveram reunidas a Câmara de Disciplina, a Câmara de Seleção, a Câmara de Prerrogativas e a Câmara Especial.

Câmara de Seleção

Na Câmara de Seleção, presidida pela secretária-geral adjunta Christhyanne Regina Bortolotto, foi apresentado um panorama geral dos trabalhos. Inicialmente, a vice-presidente da seccional Marilena Winter, que presidiu a câmara na gestão anterior, deu orientações e esclareceu dúvidas dos membros presentes. Em seguida, a palavra passou à presidente e ao advogado João Marcelo para as respectivas apresentações. Alaim Stefanello, um dos conselheiros reconduzidos, despachou um processo para que todos fossem familiarizados com o sistema e as opções de decisão

“A reunião foi muito profícua. Da antiga gestão ficaram somente dois membros, os quais estão se colocando à disposição dos demais para solucionar as dúvidas”, avaliou Christhyanne. “Durante a seção,  Alaim Stefanello, um dos conselheiros reconduzidos, despachou um processo para que todos se familiarizassem com o sistema e as opções de decisão. “Os integrantes da gestão demonstraram uma grande expectativa pelos trabalhos que se iniciam, assim como dão importância do trabalho pela Câmara de Seleção”, disse a presidente.

Câmara Especial

Nessa gestão, Marilena Winter preside a Câmara Especial, que nas conversas iniciais destacou a relevância da celeridade nos julgamentos e do cuidado tanto na produção das decisões quanto na exposição delas. Também esteve presente o presidente da gestão anterior, o conselheiro federal Airton Molina. Cabe a esse órgão colegiado decidir sobre a anistia de débitos por incapacidade laborativa, reabilitação e hipóteses específicas de revisão de processo.

“A Câmara Especial exerce uma função legal e regimental da OAB, mas também tem um aspecto social muito importante porque está relacionada à anistia de débitos nos casos de incapacidade laborativa dos advogados e merece uma atenção muito especial dos conselheiros”, explica a presidente do órgão. “Nossa primeira reunião foi excelente com participação ativa de todos os conselheiros. Aqueles que já integraram essa câmara trouxeram boas ideias e sugestões práticas para melhorar procedimentos e o andamento das seções. O dr. Molina nos auxiliou e orientou com muita boa vontade. Nossos novos conselheiros nomeados demonstraram empenho e muito entusiasmo para atuar na câmara”, concluiu Marilena.

Câmara de Disciplina

A Câmara de Disciplina aproveitou o primeiro encontro para alinhar procedimentos relacionados à distribuição e funcionamento da pauta. Também foi destaque a abordagem sobre os cuidados relacionados ao sigilo. O funcionamento da Terceira Turma, criada nessa gestão, foi outro ponto abordado. Nas orientações prestadas, teve ênfase a necessidade de atenção e objetividade nos relatórios e que os membros sempre se lembrem que estão tratando do futuro dos colegas.

“O encontro foi extremamente interessante e produtivo. Pelas discussões apresentadas, tenho certeza que essa próxima gestão vai ter uma câmara de disciplina funcionando de forma harmônica, ágil e cumprindo uma das finalidades da OAB Paraná que é a que diz respeito à fiscalização da atuação profissional”, relatou o presidente do órgão, Eroulths Cortiano Filho. “Estou muito otimista com esses próximos três sob o ponto de vista do exercício da função disciplinar da Ordem”, projetou.

Câmara de Prerrogativas

A primeira reunião da Câmara de Direitos e Prerrogativas contou a presença do presidente da seccional, Cássio Telles. Ele entregou aos membros um livro sobre Caravana das Prerrogativas, editado pelo Conselho Federal. “Nossa primeira reunião foi extremamente frutífera. A composição da Câmara neste triênio foi renovada sensivelmente. Os novos membros destacaram o entusiasmo e disponibilidade para enfrentar novos desafios”, contou Rodrigo Sánchez Rios, diretor da câmara e secretário-geral da OAB. Segundo ele, os membros que permanecem, destacam o considerável aumento dos pedidos de desagravo e os cuidados a serem observados na análise de cada procedimento.

“Durante o encontro, ressaltamos o papel da nossa colaboradora Alessandra M. Kertelt e toda sua equipe e do auxilio que prestam a todos os conselheiros. Finalmente, o próprio Presidente Cássio indicou a função da Diretoria de Prerrogativas e do Presidente da Comissão de Prerrogativas. A exposição na sequência do Diretor Alexandre Salomão e do Dr. Andrey Salmazo, corroboraram as palavras do nosso Presidente”, descreveu Rios.