Aberto encontro da Comissão da Mulher Advogada

O encontro promovido pela da Comissão da Mulher Advogada foi aberto na manhã desta sexta-feira (29/7) na sede da OAB Paraná, com integrantes de diversas regiões do Paraná. Na acolhida às participantes, o presidente da seccional, José Augusto Araújo de Noronha, destacou que as mulheres são hoje 45% do total de profissionais inscritos na Ordem. “No comando das subseções são apenas 4 dentre 47 presidentes. Por outro lado, há diversas comissões presididas por mulheres; não por serem mulheres, mas pela extrema competência, como é o caso da própria doutora Luciana Sbrissia Bega nesta comissão da Mulher Advogada; da doutora Priscilla Placha Sá, na Comissão das Prerrogativas; da doutora Sandra Lia Barwinski, da Comissão da Violência Estudos da Violência de Gênero, também aqui presente. À frente do Tribunal de Ética e Disciplina temos, pela primeira vez uma mulher, a doutora Eunice Martins e Scheer”, ressaltou.

Noronha elogiou o esforço da presidente Luciana na busca de patrocínios que viabilizaram o encontro e mencionou os planos da seccional no âmbito da comissão. “Temos a obrigação de fazer nesta gestão um grande evento para extrair os problemas enfrentados pelas advogadas. Vamos encomendar uma pesquisa estadual para levantar quais são as dificuldades que levam ao abandono da advocacia”, anunciou ele.

Luciana apresentou as metas do encontro destacando a discussão do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada, o alinhamento da ação nas subseções e a integração do grupo. “Queremos levantar questões para essa pesquisa mencionada pelo presidente e abordaremos também a violência contra a mulher. O objetivo é inspirar todas as presentes a fazer a diferença. Esse tem sido meu lema”, afirmou ela.

A presidente também apresentou os cinco núcleos de atuação (veja quadro) e o plano de ação da comissão, com prazos e metas. As questões internas da comissão serão discutidas ainda na manhã deste sábado (30/7). Na tarde desta sexta-feira, em sessão aberta a todas as advogadas interessadas, serão apresentados cases e palestras por mulheres que exercem funções de comando em importantes empresas e instituições: Margaret Groff, diretora financeira da Itaipu Binacional; Silvia Barcik, diretora executiva do Instituto Renault; e Claudia Trancozo, advogada e gerente jurídico da Britânia Eletrodomésticos; Daniela Ballão Ernlund, advogada, vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná e ex-presidente da Comissão da Mulher Advogada (2013-2015); e Rogéria Dotti, advogada e Secretária Adjunta do Instituto Brasileiro de Direito Processual.

Atuação

Os cinco núcleos da comissão

- Núcleo da Mulher Advogada, responsável por organizar encontros, pelas prerrogativas e pelos benefícios e convênios voltados para o público feminino.

- Núcleo de Integração com as Subseções, responsável por promover ações e encontros de caráter local e regional.

- Núcleo de Integração com a Sociedade, responsável por programas como o Criança e Adolescente na Justiça, o Outubro Rosa, o Novembro Azul e o Somos Todas Cidadãs, que promove a auto-estima das mulheres detentas.

- Núcleo Semear Fazendo a Diferença, responsável por ações de conscientização ligadas à saúde, à sustentabilidade e à cidadania.

- Núcleo do Pacto Global da ONU, responsável por estimular a aplicação dos 10 princípios globais previstos no Pacto e por produzir o relatório do COE (que reporta ações de engajamento).