Ações de fiscalização asseguraram a concorrência leal e o exercício ético da profissão

Representantes da OAB Paraná estiveram em Bandeirantes na última quinta-feira (2/3), juntamente com a Comissão de Fiscalização da subseção, visitando empresas que supostamente exercem ilegalmente a profissão, e advogados que favorecem o exercício ilegal e se utilizam de empresas para captação irregular.

Presente na ação, o coordenador de Fiscalização da OAB Paraná, André Portugal Cezar, destacou que a fiscalização do exercício profissional visa valorizar a advocacia. “A fiscalização é uma ferramenta que assegura a concorrência leal e o exercício ético da profissão”, frisou.

Segundo Portugal, quase todas as subseções possuem comissões de fiscalização estruturadas. Atualmente existem 800 processos ativos na seccional, sendo 2/3 referentes a exercício ilegal da profissão por pessoas que não estão inscritas nos quadros da Ordem, enquanto 1/3 é ligado à questão da publicidade irregular.

O presidente da OAB Bandeirantes, Fernando Castanho de Lima, acompanhou parte das diligências e anunciou novas ações no combate às irregularidades e ilegalidades. “A Subseção de Bandeirantes teve a honra de no último dia 1º receber a visita do ilustre coordenador de Fiscalização da OAB Paraná, Dr. André Portugal Cezar. A presença dos representantes da OAB Paraná deu-se em virtude de várias denúncias de colegas acerca de empresas que estariam exercendo ilegalmente a profissão de advogado, bem como de advogados que estariam utilizando dessas empresas para angariar clientes. A diligência foi realizada in loco na sede da suposta empresa e no escritório de advogados para apurar as práticas irregulares”, destacou.

“Como presidente da subseção devo agradecer o exímio trabalho da Seccional do Paraná, da presidente Marilena Winter, representados pelo Dr. André, o qual não mediu esforços vindo até Bandeirantes para apurar as denúncias, mostrando a força da OAB Paraná no combate às praticas irregulares da profissão. Enquanto presidente, não mediremos esforços para ampliar as fiscalizações e, desse modo, estamos alinhando nossos trabalhos da Comissão de Fiscalização, através dos seus representantes Dr. Caio Cesar Fernandes e Dr. Adriano Jacometti, juntamente com a Coordenação de Fiscalização Estadual. Nosso muito obrigado por todo o apoio”, afirmou Lima.