OAB Santo Antônio da Platina promove o projeto de valorização da advocacia

Dando sequência às etapas de Londrina e Cornélio Procópio, nesta quinta-feira (2/3) foi a vez de a OAB Santo Antônio da Platina abrir as portas para o projeto “Valorização da Advocacia – Novas Fronteiras”. A ação inédita, que envolveu também as subseções, de forma colaborativa, foi criada para auxiliar advogados e advogadas, tanto iniciantes quanto experientes, a avaliar suas carreiras, considerando as potencialidades de cada região do estado para desbravar novas frentes de atuação.

A sessão de abertura dos trabalhos foi conduzida pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter. A mesa contou também com as presenças do vice-presidente da seccional, Fernando Deneka;  do presidente da subseção de Santo Antônio da Platina, Ailson Jesus Levatti; da vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Kelly Cristina de Souza; e dos conselheiros estaduais Pedro Pavoni e Jaziel Godinho de Morais.

Na saudação inicial, a presidente citou também as presenças do conselheiro estadual e coordenador do Observatório do Judiciário da OAB Paraná, Emerson Fukushima; e da coordenadora adjunta das comissões da seccional, Erica Peteno Kovalechen. Mencionou ainda alguns palestrantes da jornada.

Foco

Coordenado por Fernando Deneka e por Érica Kovalechen, o projeto foi idealizado para apoiar os profissionais da advocacia em suas dificuldades, seja em que fase da carreira estiverem. “A ideia é falar sobre temas que por um lado interessam à advocacia na prática, surgidos nas reuniões com a Dra. Erica, e tratar também de oportunidades, tanto para quem inicia a carreira quanto para quem quer buscar novos rumos. O secretário-geral Henrique Gaede não pôde estar conosco nesta etapa, mas o Comitê de Competitividade que ele coordena tem sido fundamental para identificar áreas potenciais, associadas às vocações econômicas regionais. Não é um congresso. A ideia é trocar experiências. Vocês fazem parte da primeira etapa deste projeto que já deu muito certo. Espero que seja uma experiência muito produtiva para todos”, enfatizou Marilena Winter.

“O objetivo desse projeto é demonstrar concretamente que valorizamos o advogado e estamos apoiando sua atuação. Advogados de renome desta e de outras regiões estão compartilhando o conhecimento que construíram. Temos a ESA junto conosco e essa facilidade de estudo proporcionada pelas ferramentas digitais. Esperamos que a iniciativa produza frutos por muito tempo”, afirmou Deneka.

Representando a Caixa de Assistência dos Advogados, a vice-presidente, Kelly Cristina de Souza, comentou sobre as estruturas que a CAA-PR disponibiliza para os advogados, como os centros de inclusão digital, os escritórios compartilhados, os softwares de gerenciamento dos escritórios de advocacia, assessoria contábil  e seguro de responsabilidade civil.

O presidente da subseção, Ailson Levatti, agradeceu a diretoria da seccional e os integrantes da diretoria e das comissões da OAB Santa Antônio da Platina pelo evento. “Vamos falar aqui de temas importantes, para que possamos aprender e crescer na profissão”, destacou Levatti.

Debates

Em cinco sessões que mesclam informação e interação, os advogados participantes de cada etapa estão tendo a oportunidade de saber mais sobre gestão de carreira e desafios e ainda puderam trocar experiências sobre áreas pouco exploradas que ainda estão por ser ocupadas pelos profissionais da advocacia.

Antes do primeiro debate sobre gestão de carreira, o conselheiro estadual Emerson Fukushima explicou sobre o funcionamento do Observatório do Judiciário, e o coordenador de Fiscalização da seccional, André Portugal Cezar, apresentou a estrutura do sistema de fiscalização do exercício profissional e as condutas adotadas em relação aos casos de infração ética e de ilegalidade no exercício da advocacia.

O painel sobre gestão de carreira contou com as palestras de Luiz Gustavo Marinoni e Rhodrigo Deda. O conselheiro seccional Pedro Pavoni apresentou o tema das prerrogativas,  abordado pelos advogados Eber Luiz Sócio, vice-presidente da subseção de Santo Antônio da Platina, e Jéfoni Nogari, membro da Comissão de Defesa das Prerrogativas da subseção.

“Exercemos um papel relevantíssimo.  Essa noção do que é ser advogado, o leigo não tem. Temos transmitir essa noção a quem está mais próximo de nós, para que ela possa reverberar no todo. Precisamos ter conduta ética, um conceito bom e um conhecimento espetáculo. Isso é o que vai valorizar a nossa profissão”, ensinou Pavoni.

A conselheira Christhyanne Bortolotto e o advogado Aroldi Ferrari trataram de execução trabalhista como uma especialidade do Direito do Trabalho, enquanto a conselheira subseccional Anne Michely Vieira Perino e o advogado Pedro Eduardo Spitzner abordaram temas do Direito Previdenciário.