Advogada assume coordenação do Comitê de Olho na Transparência

A advogada Maria Fernanda Mikaela Gabriela Bárbara Maluta tomou posse nesta quarta-feira (12/2) como coordenadora do Comitê de Olho na Transparência, na primeira reunião realizada no ano pelo grupo. Além da seccional, compõem o comitê o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), o Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contáveis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no estado do Paraná (Sescap-PR). O comitê conta ainda com o apoio técnico do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação.

O Comitê De Olho na Transparência foi instituído por ato cooperativo entre as instituições, em maio de 2015. Cada instituição participante indica de três a cinco profissionais, que se reúnem mensalmente para analisar as informações divulgadas pelos órgãos públicos nos portais da transparência. Os advogados, contadores, economistas e auditores atuam monitorando o acesso e a qualidade das informações prestadas pelos portais de transparência de todo o Paraná, com o olhar da sociedade civil organizada.

O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, foi saudar os participantes e lembrou que o comitê deve se aproximar cada vez mais da sociedade, fomentando o interesse dos cidadãos pelas contas públicas. “Não há melhor canal para isso que os portais da transparência. Contudo, não é simples a compreensão das informações, nosso papel é apurá-las para apresentar de modo mais palatável à sociedade. Na própria OAB Paraná buscamos evoluir o nível de transparência do portal. Creio que o próximo patamar de amadurecimento da democracia que todos prezamos é elevar a participação da sociedade”, destacou.

No mesmo sentido, a nova coordenadora considera que um primeiro passo seria tornar o comitê mais conhecido pelo conjunto de associados das instituições que o compõem. “Eu tomei conhecimento da existência do Comitê no ano passado. É importante que trabalhemos mais na divulgação, primeiro nas nossas entidades e depois em toda a sociedade”, ressaltou Maria Fernanda.

Também participaram da reunião Carlos Magno Andrioli Bittencourt, Celso Bernardo e Gilberto Coelho de Miranda Junior (Corecon-PR); Laércio Osório Tissot (CRC); Laerzio Chiesorin Júnior (OAB); Allan Lukas Jucovski e Gilson Strechar (Sescap). O grupo traçou a linha de trabalho para 2020 e fixou as datas de reunião para todo o ano (veja quadro).

Próximas reunião do Comitê

4 de março, no Sescap-PR 25 de março, no CRC-PR 15 de abril, no Corecon-PR 6 de maio, na OAB-PR 27 de maio 17 de junho 8 de julho 29 de julho 19 de agosto 9 de setembro 30 de setembro 21 de outubro 11 de novembro 2 de dezembro,