Advogada paranaense fala sobre perspectivas do direito socioambiental como novo nicho de mercado

A advogada paranaense Samanta Pineda esteve entre as palestrantes do painel que abordou os novos nichos de mercado na tarde da quinta-feira (14/3). Ela abordou as perspectivas do direito socioambiental.

Samanta partiu de uma análise dos principais problemas ambientais do país, como a falta de saneamento, que ainda prejudica milhões de pessoas, para destacar o potencial do nicho de mercado. “Quando falamos em problema ambiental e direito socioambiental, temos a faca e o queijo na mão”, disse.

“O compliance está no topo da atuação da advocacia hoje”, frisou, chamando a atenção para temas atuais e urgentes que demandam a atuação de bons profissionais, como como crise hídrica, desmatamento, garimpo ilegal, mercado de carbono, segurança alimentar e outras questões.

Também integraram os trabalhos as advogadas Marina Brasil Francisco, co-líder Câmara Temática de Cidades Inteligentes do Infrawomen Brasil, e a conselheira federal Nicole Carvalho Goulart (OAB/DF), que abordaram os ramos do direito digital, segurança de dados e LGPD, compliance. O painel foi presidido pela conselheira federal Ariana Garcia (OAB/GO) e relatado pela presidente da CAA/PE, Anne Cabral.