Mulheres debatem sobre novos nichos de mercado para a advocacia

A conselheira federal paranaense Ana Cláudia Pirajá Bandeira, que preside a Comissão Especial de Direito à Saúde da OAB Nacional, foi uma das painelistas que discorreu sobre os novos nichos de mercado para a advocacia nesta quinta-feira (14/3), durante a IV Conferência Nacional da Mulher Advogada. O painel contou ainda com exposições da vice-presidente da OAB Pernambuco, Ingrid Zanella, e da conselheira estadual mineira Isabela Damasceno.

Na OAB Paraná, o assunto tem sido debatido no âmbito do projeto Valorização da Advocacia, que desde o ano passado vem sendo desenvolvido em diversas regiões com uma caravana que leva informação, troca de experiências e formação de networking à advocacia de todo estado.

Ana Cláudia Pirajá Bandeira compartilhou sua experiência na área da saúde e pontuou que o nicho está aquecido. “A complexidade legal desse campo exige profundo conhecimento”, disse. O tema norteou os estudos de doutorado da advogada, que se especializou no direito médico preventivo. “O trabalho preventivo leva à qualidade do serviço oferecido pelo médico”, afirmou.

“A tecnologia vem aumentando, todos os dias surgem novos medicamentos, novas doenças, os planos de saúde passaram a negar alguns atendimentos, são áreas de oportunidade para atuar”, destacou. “A medicina é ciência, portanto é um campo fértil para a advocacia”, disse.

A conselheira também apontou outra dica que considera valiosa para alavancar a carreira: estar no sistema OAB. “Se você atua em determinada área, é no sistema OAB que você terá visibilidade, precisamos de mulheres na OAB. Levem para suas amigas e colegas esse chamado”, disse.

O painel contou com a presidência da conselheira federal paraibana Michelle Ramalho Cardoso, com a relatoria de Lenda Tariana Dib Faria Neves, vice-presidente da OAB-DF e com a secretaria de Mônica Goulart, presidente da OAB Guarapari, no Espírito Santo.