Ato solidário de doação de sangue mobilizou advogadas e advogados de Curitiba

Um ato solidário de doação de sangue mobilizou advogados e advogadas de Curitiba e região na tarde desta terça-feira (10). A ação, programada pela Comissão de Direito à Saúde da OAB Paraná, presidida pela advogada Renata Farah Pereira de Castro, foi realizada no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), mas contribuições em outros dias e horários são bem-vindas.

A secretária-geral adjunta da OAB Paraná, Christhyanne Bortolotto, aderiu à campanha ao lado da presidente da Comissão de Direito à Saúde e das advogadas Lilian Cristina Dornelles, Beatriz Cobbo de Lara, Márcia Regina Nunes de Souza, Valdirene Pinheiro e Susan Maky Karakida (foto).

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. É preciso apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial. Cada homem apto pode fazer até quatro doações por ano. Para as mulheres, o limite é de três contribuições anuais. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos. No caso dos maiores de 60, é preciso que primeira doação tenha sido feita até completarem essa idade. Os menores de 18 anos devem ter consentimento formal do responsável legal. Também é necessário pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado, mas evitando alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação, e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

O Hemepar fica na Travessa João Prosdócimo, 145, no Alto da XV, em Curitiba. Funciona das 7h30 às 18h de segunda a sexta e até 17h30 aos sábados. Quem mora em outras localidades também pode fazer doações. Confira aqui locais de coleta nas principais cidades estado.